Internacional Titulo
Encontro de Elián com o pai é cancelado
Por Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 10:56
Compartilhar notícia


A família do cubano Elián González, 6 anos, cancelou o encontro do menino com o pai, previsto para esta quarta-feira em Washington. O tio-avô de Elián, Lázaro González, anunciou, aos manifestantes cubanos que estavam em frente à sua casa, que o encontro nao seria realizado porque o menino nao quer viajar para ver o pai, Juan Miguel González.

Lázaro afirmou que o garoto rasgou uma foto de Juan que havia encontrado em um diário, revelou um manifestante à rede de televisao CNN. Foi esse incidente que fez o tio-avô decidir que nao era o momento adequado para o reencontro dos dois e cancelar a viagem para Washington, segundo a mesma fonte.

A reuniao foi anunciada na noite de terça-feira e cancelada momentos depois por Lázaro González.

Jorge Mas, presidente da Fundaçao Nacional Cubano-Americana (FNCA), que faz oposiçao ao governo de Fidel Castro, havia informado à imprensa, que os parentes de Elián em Miami se reuniriam nesta quarta-feira com o pai do garoto, em um local nao divulgado, em Washington.

No encontro, estariam presentes Lázaro González e seu irmao, Delfín, além do pai de Elián, Juan Miguel González, sua atual mulher e seu filho de seis meses. Dois dos primos de Juan, Alfredo e María Isabel, também deveriam participar, segundo Mas.

O encontro foi acertado entre funcionários do Departamento de Justiça americano, parentes de Elián em Miami e o advogado de Juan, Gregory Graig, concluiu Mas.

A secretária de Justiça norte-americana, Janet Reno, cancelou uma viagem a Miami, nesta quarta-feira, para reunir-se com a família de Elián e, eventualmente, com a comunidade cubano-americana.

Um porta-voz do Serviço de Imigraçao e Naturalizaçao disse que a reuniao entre Elián e o pai nao estava confirmada oficialmente, mas o governo espera que os familiares de Miami entrem em contato para resolver rapidamente a questao.

Os parentes cubano-americanos do garoto fizeram pressao para que a reuniao fosse marcada, argumentando que seria a única ocasiao em que Juan poderia falar livremente, sem a pressao das autoridades cubanas.

Até o momento, Juan Miguel González vem se negando a reunir-se com os parentes na Flórida.

Segundo informaçoes da Globo News o Departamento de Justiça americano irá entregar, esta quinta-feira, a guarda de Elián ao seu pai.

Elián e seu pai nao se vêem desde que a mae do garoto fugiu de Cuba com o filho, no último mês de novembro. A embarcaçao em que viajavam naufragou e Elián foi resgatado no dia 25 do mesmo mês, próximo à costa da Flórida, agarrado a um pneu.

A mae do garoto morreu na tragédia, junto a outras 10 pessoas. Desde entao, Elián vive em Miami com seu tio-avô, contra a vontade do pai, que mora em Cuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;