Internacional Titulo
Colômbia: candidata passaria por estrada com mina
Das Agências
24/02/2002 | 17:30
Compartilhar notícia


Dois guerrilheiros das Farc foram atingidos por uma mina na estrada por onde devia passar a candidata Ingrid Betancourt, segundo o fotógrafo francês Alain Keler, que destacou que os rebeldes feridos foram levados no veículo da candidata antes dela ter sido seqüestrada.

Betancourt, candidata de 40 anos e líder do partido independente Verde Oxigênio, foi seqüestrada sábado junto com sua diretora de campanha, Clara Rojas, por uma frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Keler, encarregado pela revista francesa Marie Claire de uma reportagem sobre Betancourt, foi entrevistado por telefone na sede do batalhão 'Liborio Mejía' em Florencia (700 km ao sul de Bogotá), para onde foi levado este domingo depois de ter sido libertado pelas FARC junto com outras duas pessoas.

"Ingrid queria ir a San Vicente del Caguán, coração da antiga zona desmilitarizada das Farc", disse o fotógrafo. Esta região está sendo recuperada pelo Exército, depois da ruptura das negociações na quarta-feira entre a guerrilha e o governo do presidente Andrés Pastrana.

"Como ela não pôde viajar em um helicóptero militar, tomamos a estrada sábado em um automóvel com duas bandeiras brancas no teto, um cartaz de 'Imprensa' e outro que dizia 'Ingrid, candidata das eleições'", afirmou Keler. "Quando chegamos a uma ponte que estava destruída, passamos o rio por seu leito. Do outro lado um rebelde nos esperava e fomos mais devagar. Outros dois rebeldes se aproximaram na estrada. Uma mina explodiu durante sua passagem. Um deles perdeu as pernas. O outro rebelde foi atingido na cabeça pelos fragmentos", relatou.

"Propomos levá-los a um hospital. No veículo, o ferido em estado grave gritava de dor. O outro fez um curativo em seu ferimento. Outro grupo de vinte guerrilheiros nos detém. Eles levaram Ingrid e Clara, retiram seus feridos, depois me libertam, assim como dois auxiliares da candidata".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;