Tecnologia Titulo
Perfis falsos e golpes cibernéticos: a desagradável realidade dos namoros online
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
18/10/2017 | 10:25
Compartilhar notícia


Embora 62% das pessoas no Brasil utilizem serviços e aplicativos de encontros online, nem todas têm uma experiência positiva. Uma pesquisa da Kaspersky Lab sugere que as pessoas que procuram por seu “par perfeito” na internet podem ficar frustradas. Muitas se deparam com informações e fotos falsas, links maliciosos, golpistas que tentam obter informações ou pessoas que mentem sobre o que buscam em um novo relacionamento.

Para os usuários do Brasil, a pesquisa mostra que quem busca por sua alma gêmea em plataformas de namoro online – como Tinder, Bumble, Happn, e outros – representa a minoria. Apenas 7% utilizam aplicativos de encontros para realmente achar um pretendente sério. Quase metade (45%) dos usuários de tais serviços só quer se divertir, e 7% buscam apenas sexo.

No mundo dos encontros online, também prevalecem as informações falsas, o que pode gerar ainda mais problemas para quem está buscando um amor. Cerca de 48% das pessoas no País admitiu mentir em seus namoros na web, disfarçando informações para parecerem melhores do que são na vida real ou até para descobrir a traição de um parceiro.

Leia mais
Um em cada cinco internautas brasileiros tem app de relacionamento
Alternativas ao Tinder unem quem ama a Disney, acredita em teorias da conspiração e muito mais
Uma em cada 10 pessoas distorce a realidade nas redes sociais para se sentir bem

A proliferação de dados falsos representa uma grande frustração para quem usa os serviços de namoro online: 16% dos usuários se diz chateado com fotos falsas em perfis, 12% com falsas expectativas, e 5% com status de relacionamento mentirosos. É muito interessante, e bastante irônico, que informações falsas desanimem mais os perfis mentirosos do que os usuários sinceros.

Ao mesmo tempo que ficam desanimados com as mentiras, pessoas do mundo inteiro também estão desistindo de usar serviços de encontros na web por causa de possíveis ameaças a sua segurança online. No Brasil, por exemplo, 16% dos usuários citam fatores como conhecer golpistas que tentam conseguir informações pessoais ou financeiras, além de o envio de links maliciosos ou malware que infectam seus dispositivos.

O mais interessante é que as pessoas que mentem online têm mais probabilidade de ter sua segurança comprometida. Por exemplo, 16% dos usuários da Brasil que compartilham informações falsas já tiveram seus dispositivos infectados por malware, spyware ou ransomware por meio de uma plataforma de namoro online, enquanto isso ocorreu com apenas 3% dos que não compartilham informações falsas.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;