Internacional Titulo
Atrizes quarentonas darao depoimento sobre 'idade ingrata'
Do Diário do Grande ABC
20/01/2000 | 13:52
Compartilhar notícia


Claudia Cardinale, Sharon Stone e Marie-Christine Barrault, entre outras célebres atrizes, aceitaram dar um depoimento sobre ``a vida das atrizes depois dos 40 anos', idade considerada ``ingrata' pela revista profissional francesa Nouveau Cinéma, que consagra sua ediçao de fevereiro a esse tema.

``Um ator maduro, com o rosto sulcado por rugas, tem ``prestígio': uma atriz na mesma situaçao, com raras exceçoes, está em perigo', resume o editorialista Richard Cannavo.

Na capa da revista aparece a atriz americana Sharon Stone, ``quarentona sublime', e nas páginas internas várias atrizes que chegaram a essa idade fatal e que aceitaram abordar o assunto, que cineastas e atrizes geralmente evitam.

Entre as que ousam falar, a atriz francesa Marie-Christine Barrault estima que a chegada a essa idade deve ser preparada com cuidado. Senao, diz, ``se chegou a essa profissao por casualidade, nao resta mais nada que o álcool e os tranqüilizantes', adverte.

A atriz fala de sua indignaçao pelo ``aspecto carne, mercadoria sexual'. ``Quanto mais rugas tem um ator, mais lhe colocam nos braços mulheres suntuosas, enquanto que as atrizes maduras desempenham os papéis das primas do interior', denuncia, agregando que, ``se o cinegrafista achar que a mulher nao está lá essas coisas, consegue num primeiro plano deixá-la quinze anos mais velha'.

Marie-France Pisier confirma: ``a câmera, que exalta tanto os rostos, pode ser de uma crueldade terrível'. A atriz e escritora, que preside o Festival Internacional de Programas audiovisuais que se realiza em Biarritz (Sudoeste da França), declara: ``Escrevi um roteiro em que há uma mulher de 50 anos, que eu interpretarei, e espero fazer o papel com complexidade e alegria'.

Claudia Cardinale é contra ``todo truque para disfarçar a idade no rosto e fazer parecer com o que ele nao é mais'. ``Um rosto conta uma história'.

Finalmente, Marie-José Nat diz ironicamente que ``aceitou interpretar a mae de Francis Huster no filme para televisao 'Terre Indigo' quando ele tem apenas sete anos menos que ela. ``Os atores nao têm idade', afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;