Internacional Titulo
India: Parlamento é dissolvido e eleiçoes sao antecipadas
Do Diário do Grande ABC
26/04/1999 | 12:52
Compartilhar notícia


A India fará sua terceira eleiçao em três anos, anunciou nesta segunda-feira o governo, depois que nove dias de gestoes nao levaram a uma alternativa ao derrotado governo do primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee. O presidente K.R. Narayan dissolveu a câmara baixa do parlamento atendendo à recomendaçao do gabinete de Vajpayee. A comissao eleitoral fixará a data para as eleiçoes, que deverao se realizar dentro de seis meses.

Uma declaraçao divulgada pelo palácio presidencial informa que o presidente chegou à conclusao de que "chegou o momento de se afirmar mais uma vez a vontade democrática do povo, para que se possa formar um governo que se dedique a atender ás necessidades urgentes da populaçao".

Vajpayee foi derrotado em 17 de abril em moçao parlamentar de confiança pela diferença de apenas um voto. Mas nenhum dos partidos de oposiçao, que se aliaram para derrubar sua coalizao liderada pelos nacionalistas hindus, conseguiu encontrar uma fórmula alternativa para formar um gabinete.

O Partido do Congresso liderado por Sonia Gandhi, o segundo mais numeroso no parlamento, com 140 legisladores, nao conseguiu convencer partidos menores a apoiarem seu plano de governar sozinho como governo de minoria. Gandhi rejeitou sugestoes para partilhar o poder com uma coalizao e o apoio a um grupo esquerdista.

Vajpayee também nao conseguiu convencer o presidente de que podia atrair a maioria dos 543 legisladores da câmara baixa, em que estao representados 45 partidos, em apoio a um novo gabinete de coalizao.

Num comentário incomum, o presidente Narayan atribuiu a queda do governo de Vajpayee a ``uma falta de coesao' de sua aliança de governo, mas disse que o grupo heterogêneo da oposiçao tem o mesmo problema.

A maioria dos indianos queria evitar outra eleiçao. A anterior, há apenas 13 meses, custou pelo menos 189 milhoes de dólares. A instabilidade política influiu nos mercados da bolsa e de divisas.

Embora um anúncio de eleiçoes antecipadas possa continuar a deprimir os mercados de açoes, analistas disseram que a estabilidade a longo prazo de um novo governo pode ser benéfica à economia no futuro. Enquanto isso, a rúpia continuou a cair hoje em relaçao ao dólar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;