Política Titulo Suplente
Bittencourt pode herdar cadeira na Assembleia

Deputado estadual do PMDB sofre AVC e corre risco de renunciar; seria o 5º nome da região na Casa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-deputado estadual de Santo André, José Bittencourt (PRB) está próximo de retornar à Assembleia Legislativa, na vaga hoje exercida por Jooji Hato (PMDB).

No começo de julho, Hato sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou internado por quase um mês. Segundo sua assessoria, ele tem feito fisioterapia e pode retornar aos trabalhos no meio de setembro. Mas, dentro da Assembleia, está cada vez mais forte o rumor de que Hato terá de renunciar ao cargo devido às sequelas da doença.

Bittencourt ficou como primeiro suplente da coligação PP-PMDB-PSD, com 48.670 votos. Em abril do ano passado, decidiu migrar para o PRB na busca de cacifar seu nome e se emplacar como vice em alguma chapa majoritária. O PRB apoiou a candidatura do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), mas o socialista optou por Ana Glória Silva (PSDC) para dividir a chapa.

O Diário apurou que, diante do quadro de saúde delicado de Hato, Bittencourt se movimentou para assumir a vaga. Primeiramente entrou em contato com as cúpulas nacional e estadual do PSD, prospectando retorno ao antigo partido. Diante do sinal verde, já tem desenhado lista com possíveis assessores.

O ex-parlamentar até consultou especialistas em Direito Eleitoral para saber qual o próximo passo a ser dado. Pela legislação, a vaga pertence à coligação e há casos em que políticos retornaram à sigla de origem na iminência de assumir a função eletiva, mesmo que por período curto. No caso de Bittencourt, se ele herdasse a cadeira de Hato, ficará até janeiro de 2019, quando encerra o atual mandato.

Oficialmente, Bittencourt diz que “não foi contatado por ninguém” para falar sobre ele assumir cadeira na Assembleia Legislativa. “Não faço nenhum tipo de ação em respeito ao colega (Hato). Tenho que ter cautela, sem gerar expectativa. Por enquanto, estou em stand by”, disse. “Estou filiado ao PRB e, como ninguém me comunicou nada, fico no aguardo.”

Bittencourt teve três mandatos de deputado estadual (2002, 2006 e 2010). Sua base eleitoral é essencialmente formada pelo núcleo religioso, tanto no Grande ABC quanto na Região Metropolitana. “De qualquer maneira, sou sem dúvidas candidato a deputado estadual no ano que vem. Estou conversando com meu grupo, fazendo as ações necessárias para isso (viabilizar o projeto eleitoral). Eu acredito que o cidadão não pode se ausentar do processo político, ainda mais neste momento em que estamos vivendo.”

Caso Bittencourt assuma cadeira na Assembleia, será o quinto parlamentar estadual da região. Atualmente a bancada regional é formada por Luiz Turco (PT) de Santo André), Ana do Carmo (PT), Luiz Fernando Teixeira (PT) e Teonílio Barba (PT), os três de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;