Setecidades Titulo Segurança na região
Índices de homicídios e furtos de veículos disparam na região

SSP aponta que em março ambos os indicadores
tiveram alta, de 58% e 8%, em comparação a 2016

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Na contramão da redução da criminalidade registrada pela Capital e pelo Estado, municípios do Grande ABC apresentaram em março aumento significativo nos índices de vítimas de homicídios e furtos de veículos. Levantamento divulgado ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado aponta que no mês passado ambos os indicadores tiveram alta, de 58% e 8%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Responsável pelo maior aumento registrado nas estatísticas criminais da região, o índice de vítimas de homicídios saltou de 12 para 19 ocorrências no período. Segundo dados da SSP, o aumento de casos foi impulsionado principalmente pelos crescimentos de registros em São Bernardo e em Diadema. Os municípios apresentaram alta entre 2016 e 2017 (confira dados completos na tabela abaixo).

Os registros de furtos de veículos também subiram no período, passando de 886 para 964 ocorrências entre as sete cidades. O aumento foi influenciado, em especial, pela alta de 31,19% contabilizada em Santo André – saltou de 327 para 429 casos no período. Capital e Estado também apresentaram alta em seus indicadores, 0,35% e 0,76%, respectivamente.

O aumento das estatísticas criminais, que ocorre pelo segundo mês consecutivo neste ano, é visto com cautela pelo novo comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Paulo Henrique Fontoura Faria. “Se formos comparar os índices de março com fevereiro deste ano, tivemos uma queda. Portanto, temos conseguido resultados aos poucos. Mas a corporação segue empenhada em reduzir essas estatísticas ainda mais”, ressalta.

Para efetivar a redução dos indicadores, o comandante tem reforçado ações de patrulhamento e operações em territórios dos sete municípios. “A corporação tem intensificado as ações em locais com maior incidência de ocorrências. Além disso, temos resultados positivos com os trabalhos da Força Metropolitana. Tudo isso deve ser aprimorado com o decorrer do tempo”, afirma Paulo.

Assim como ocorreu em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, o Grande ABC conseguiu apresentar redução no número de ocorrências de roubos e furtos em gerais. Na contramão do que foi observado na Capital e Estado, a região reduziu ambos os indicadores em -2,98% e -12,38%, respectivamente.

O número de roubos de veículos também apresentou queda, de -7,55%, saindo de 980 ocorrências para 906 entre 2016 e 2017.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;