Setecidades Titulo Retomada
Hospital Dia, fechado desde 2015, é reaberto em Santo André

Equipamento tem capacidade para realizar 120 procedimentos de baixa complexidade

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/PSA


Fechado desde agosto de 2015, o Hospital Dia, instalado no CHM (Centro Hospitalar Municipal), foi reaberto ontem pela Prefeitura de Santo André. O equipamento, que oferece cirurgias de baixa complexidade e permite ao paciente realizar o procedimento e ter alta no mesmo dia, tem capacidade para realizar 120 atendimentos por mês.

Faltas de equipamentos cirúrgicos e de profissionais – técnico de enfermagem e enfermeiros – culminaram no fechamento da unidade dois anos atrás. Para retomar o serviço, a Prefeitura investiu R$ 350 mil em equipamentos e R$ 15 mil mensais com a contratação de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem para trabalhar no setor.

“A gente retoma parte de atendimento de Saúde da cidade, que estava paralisada e gerou demanda nas cirurgias de baixa complexidade, as quais não eram feitas por falta de gestão na área. Isso vem no momento do programa Fila Zero, que começa a surtir efeito, e da entrega de medicamentos que começa a ser colocada em dia. Então, maio tem tudo para a Saúde de Santo André se recuperar”, falou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Em novembro do ano passado, o CHM suspendeu as cirurgias eletivas – procedimentos que são programados e não considerados de urgência. À época, a gestão anterior justificou que a medida foi necessária devido ao aumento “acima da média” de casos de urgência e emergência.

Segundo o diretor do CHM, Carlos Eduardo Rodante Corsi, o hospital possui fila de espera por estes procedimentos de 900 pacientes. “Esse número não inclui a demanda da rede, que está represada. Vai começar a aparecer para a gente”, salientou. Hoje serão realizados os primeiros 20 atendimentos.

Entre as especialidades atendidas estão vasectomias, correção de cicatrizes de queimaduras e inestéticas, cirurgia de varizes, da tireoide, de hérnia inguinal e a de pedra na vesícula. Este último, na explicação de Corsi, registra a maior demanda, atualmente com 400 pessoas aguardando pelo procedimento.

HOMENAGEM

Na ocasião da reabertura do Hospital Dia também foi anunciada a nova denominação do CHM.
O hospital, que ontem completou 105 anos, passou a se chamar Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, em homenagem ao médico e ex-prefeito da cidade.
Brandão chefiou o município por três mandatos, de 1969 a 1973, 1983 a 1988 e 1993 a 1996, e faleceu em dezembro de 2010, aos 83 anos, vítima de infarto agudo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;