Setecidades Titulo Lazer aos domingos
Ciclofaixa é reaberta em Sto.André após 3 meses

Percurso atual de 3,9 quilômetros pode aumentar de acordo com a demanda, diz prefeito Paulo Serra

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
24/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Nem mesmo o vento gelado da manhã de ontem espantou os ciclistas, que saíram de casa, antes das 8h, para aproveitar a ciclofaixa de lazer de Santo André. É que, após três meses suspenso, o circuito foi reaberto pelo prefeito Paulo Serra (PSDB). Ele é uma das atrações do projeto Domingo no Paço, gerenciado pelo departamento de lazer, que também foi inaugurado pelo chefe do Executivo.

A única diferença deste trajeto para o anterior é o tamanho: o de antes tinha 7,5 quilômetros e englobava vias do Centro e bairro Jardim. Já o inaugurado ontem tem apenas 3,9 quilômetros, e integra parte do Paço, a pista rebaixada da Perimetral, até a passarela Luís Melito.

Segundo o prefeito, foi necessária a reformulação. “A ciclofaixa passou por um período de muita adesão, no início, e pouco a pouco foi perdendo o público, por isso paramos para reavaliação.” Também houve a questão financeira, já que o contrato com a empresa World Center Comércio, renovado em janeiro por mais 12 meses, ao custo de R$ 2,8 milhões, ficou em suspenso. “Estamos usando recursos próprios, a mão de obra própria e vamos avaliar. Conforme for crescendo a adesão a gente vai ampliando.” O Paço até tentou apoio da iniciativa privada, mas sem sucesso. A ideia, acrescenta, é chegar até o corredor da Avenida Firestone.

Outra mudança é o horário de funcionamento, que passa a ser das 7h às 12h. “Antes ia até as 13h30 e, depois de estudarmos, vimos que o pico de trânsito era às 11h30, que é quando geralmente o pessoal sai de casa para almoçar, por isso a alteração”, justifica Paulo Serra.

A ideia de unir a reabertura da ciclofaixa com o Domingo no Paço, que será semanalmente das 10 às 16h, é fazer com que o munícipe aproveite os espaços públicos. “Espero que as pessoas voltem a usar os equipamentos da cidade. Já vinham para o Paço para andar de skate, bicicleta, passear com o cachorro e agora vamos dar estrutura.” Banheiros, música e até brinquedos para as crianças são disponibilizados no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;