Cultura & Lazer Titulo
'Corte Seco' discute as interrupções na vida
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A peça "Corte Seco" rompe a fronteira do ficcional e do real no teatro. O que acontece em volta da encenação interfere diretamente no espetáculo.

A montagem - com os globais Marjorie Estiano e Eduardo Moscovis - estreia amanhã no Sesc Consolação e fecha a trilogia da Cia. Vértice de Teatro, que já apresentou "Conjugado" (2004) e "A Falta que Nos Move" (2005).

As três, em comum, estabeleceram o uso do jogo teatral para mostrar a fronteira do ficcional e o real. Abordam padrões e comportamentos desenvolvidos nas relações sociais e utilizam as cenas como metalinguagem para discutir a estrutura teatral.

"A ideia é olhar pela janela, utilizando aspectos de testemunho, para construir um espetáculo novo todo dia", conta a diretora Christiane Jatahy.

No palco estão dez atores,além da própria diretora, que ao vivo realiza cortes no texto. Nesses momentos, a equipe de iluminação reconfigura toda a luz do cenário e a encenação toma novo rumo. Três telões trazem imagens ao vivo dos camarins e do entorno do teatro, como olhos observando a realidade que participa da ficção.

Trechos de notícias de jornais e processos judiciais compõem as tramas, que foram construídas em laboratório por toda a equipe da peça. A trama é fragmentada, mas as histórias têm em comum o tema de interrupção, tudo que acontece e modifica a vida de uma pessoa. "O que faço é criar estruturas provocativas e seguras de improvisação de cena, que são iguais às relações e a comunicação entre as pessoas", diz a diretora.

O improviso existe, mas é controlado. "É como uma coluna com veias. Temos uma linha e várias ramificações". Para Christina, controlar os atores é como o papel do maestro em orquestra jazzística: "Meus movimentos são respostas do que acontecem em cena, o que gera a resposta deles e acaba me voltando diferente".

Corte Seco Teatro Anchieta - Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo. Tel.: 3234-3000. 6ª e sáb., às 21h; dom., às 19h. Ingr.: R$ 5 a R$ 20. Até 14 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;