Cultura & Lazer Titulo
Cinzas de Greta Garbo serao repatriadas para a Suécia
Do Diário do Grande ABC
15/06/1999 | 11:22
Compartilhar notícia


As cinzas da atriz sueca Greta Garbo, conservadas desde 1990 nos Estados Unidos, serao repatriadas nesta quinta-feira para Estocolmo, nove anos depois da morte da "divina", em Nova York.

A urna funerária com as cinzas da estrela do cinema mundial será enterrada em Skogskyrko Gaarden, cemitério situado em Enskede, subúrbio da capital sueca, cumprindo o desejo de Gray Reisfield, sobrinha e única herdeira de Greta Garbo.

Até agora, ela havia se oposto à repatriaçao das cinzas da tia, estimando que a urna poderia ser roubada ou profanada por um fa da atriz. Apenas vinte pessoas foram convidadas para a cerimônia fúnebre que será celebrada por Caroline Krook, titular do bispado luterano de Estocolmo, entre elas Marita Ulvskog, ministra sueca da Cultura, Ingrid Dahlberg, diretora do famoso Dramaten, teatro nacional de arte dramática da Suécia; Hans Ottosson, diretor do Instituto Sueco de Cinematografia; conde Carl Johan e a condessa Gunilla Bernadotte.

Uma estrela de granito rosado será colocada sobre a sepultura. A prefeitura de Estocolmo tomará "medidas de segurança" para que a tumba no seja profanada, informou o prefeito da capital sueca, Mats Hulth, que durante anos multipilcou os esforços para que as cinzas de Garbo voltassem para seu país.

No entanto, uma polêmica agita o meio artístico às vésperas da chegada das cinzas: um busto de Garbo, que devia ser colocado em uma praça de Estocolmo que levará seu nome, foi rejeitado pelo Conselho Nacional das Artes. O busto de Garbo jovem, encomendado à escultora alema Julia Eble por uma associaçao de proprietários, deveria ser inaugurado no dia do aniversário da atriz. O secretário-geral do Conselho explicou que a escultura nao tem "as qualidades artísticas exigidas a uma obra destinada a ser exposta em uma praça pública".

A repatriaçao das cinzas de Greta Garbo enterram uma macabra disputa que opôs, durante nove abos, Gray Reisfield e Hollywood, que queria expor a urna no "panteao do cinema norte-americano" e as cidades suecas de Tranaas (ao centro), aonde nasceu o pai da atriz, e Hoegsby (ao sul), aonde nasceu sua mae.

Nascida em 18 de setembro de 1905, Greta Gustafsson escolheu Garbo como nome artístico em 1923, antes de ir para os Estados Unidos e adotar a nacionalidade americana. Em 1975, ela fez sua última viagem à Suécia.

A atriz morreu devido a uma crise cardíaca em 15 de abril de 1990 em um hospital de Nova York. Graças à magia de seu olhar, à sua beleza incomparável e à sua impressionante interpretaçao, Greta Garbo alcançou um lugar no seleto grupo de estrelas de cinema que o tempo nao faz esquecer. Alguns filmes que merecem destaque em sua carreira sao: Grande Hotel (1932), de Edmond Gpulding, A rainha Cristina (1933), de Rouben Mamoulian, Ana Karenina (1935), de Clarence Brown, Maria Walewska (1937), de Clarence Brown, Ninotchka (1939), de Ernst Lubitsch e A dama das camélias, de George Cukor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;