Setecidades Titulo
Polícia entrega relatório final sobre morte de Celso Daniel
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
02/04/2002 | 00:01
Compartilhar notícia


  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) entregou nesta segunda à Justiça a conclusão do inquérito que investigou o seqüestro e a morte do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). O delegado Armando de Oliveira Costa Filho, responsável pelo caso, disse que o documento foi encaminhado ao Fórum de Itapecerica da Serra e pede a prisão preventiva dos seqüestradores, além da custódia de um menor. Por se tratar de crime hediondo, eles responderão por extorsão mediante seqüestro qualificado e pela morte da vítima. A pena vai de 24 a 30 anos.

Apesar de a quadrilha ser composta por 15 integrantes, apenas nove participaram diretamente do crime. Destes, sete foram identificados pela polícia (seis adultos e um menor). Outros dois que atuaram como carcereiros no cativeiro de Celso ainda não foram qualificados. A polícia sabe apenas os seus apelidos: Baianinho e Primo.

Os seqüestradores identificados são: José Edson dos Santos; Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos; Rodolfo Rodrigo de Souza Oliveira, o Bozinho; Itamar Messias Silva dos Santos; Elcyd Oliveira Brito, o John, e Ivan Rodrigues da Silva, o Monstro. Esse último é apontado como líder e está foragido assim como John.

O inquérito ainda pede a custódia do menor L.S.N, 16 anos, o Alex ou Lalo, autor dos disparos contra o prefeito. Ele não pode ser indiciado porque é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e ficará na Febem por no máximo três anos.

A quadrilha ainda tem outros seis membros que não tiveram participação na morte do prefeito, mas foram indiciados por crime de formação de bando pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), onde também tramita um outro inquérito. Todos são acusados de envolvimento em roubos. São eles: Deivid Barbosa, o Sapeco; Adrelisson dos Santos Oliveira, o André Cara Seca; Jucelino Costa Barros, o Cara de Gato; Deivison Correa, o Alemão; Mauro Sérgio Santos de Souza, o Serginho; e Manoel Dantas de Santana Filho, o Cabeção.

O inquérito entregue à Justiça tem sete volumes com 1.397 páginas. As apurações envolveram 44 policiais civis, seis delegados, cinco escrivães e 33 investigadores da Divisão de Homicídios. As equipes usaram 17 viaturas no caso. Além do DHPP, atuaram nas investigações a Polícia Federal e o Deic.

Apesar da conclusão do inquérito, o delegado afirmou que a polícia continuará atrás dos foragidos para capturá-los.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;