Setecidades Titulo
Ação do Diário alegra o Batistini
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
30/07/2006 | 04:25
Compartilhar notícia


A Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Isidoro Battistin, no bairro Batistini, em São Bernardo, se transformou em um imenso parque de diversões durante o dia de ontem, por ocasião do Diário do Grande ABC nos Bairros. Nem mesmo o frio e a garoa insistente atrapalharam o evento, que realizou cerca de 3,2 mil atendimentos para um público de aproximadamente 3 mil pessoas. Pelos números, percebe-se que muitas pessoas aproveitaram mais de um, entre os diversos serviços disponíveis. A ação social foi realizada pelo Diário e a Prefeitura, e contou com o patrocínio da Casas Bahia e da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo). O co-patrocínio ficou por conta da Comgás e da Fundação do ABC, com apoio do Sesi.

As crianças contaram com diversas atividades. Na parte externa da escola, os brinquedos do programa Juventude Cidadã, da Prefeitura, foram os mais disputados pelos pequenos. “Eu adorei dar cambalhotas no ar e pular bem alto”, disse Walb Tenório da Silva Souza, 11 anos, que aproveitou o bungee-trampolim. Já no pátio central, a garotada podia pintar o rosto e brincar em atividades programadas pela Secretaria de Esportes da cidade.

Outro sucesso entre as crianças foi a apresentação do filme O Galinho Chicken Little. Todas as sessões estavam lotadas e ficaram mais gostosas com a pipoca e o refrigerante oferecidos aos pequenos. “Eu dei muita risada no filme. A parte mais engraçada é a que eles jogam as bolinhas um no outro”, falou, todo empolgado, Gabriel Rodrigues Pereira, 6 anos. Iasmin Patrícia Araújo, 7, acompanhou atenta a sessão junto ao amigo Gabriel.

As oficinas de garrafas pet – com a doação de mudas de café –, a confecção de cartões com papel reciclado (Projeto Araçari) e o laboratório de informática (com acesso à internet e muitos jogos) também tiveram boa freqüência durante todo o dia.

Já os adultos tiveram a oportunidade de usufruir de vários serviços. O mais requisitado foi o de prevenção de disfunções oftalmológicas. “Grande parte das pessoas que chegou aqui hoje tinha problemas na acuidade visual. Elas foram encaminhadas para que os médicos da rede pública façam um exame mais específico”, disse a responsável pela Escola de Enfermagem Mirthes Silva, Maristela Tomão Agarie. Quem foi ao evento ainda pôde verificar o nível de glicemia e aferir a pressão arterial.

O atendimento jurídico orientou a população em questões como separação, divórcio, problemas trabalhistas e da área de defesa do consumidor. “As pessoas muitas vezes não sabem que possuem direitos e não têm quem as auxilie”, explica o advogado Paulo Sérgio Melchert Marques. Já no balcão do INSS, as dúvidas estavam relacionadas a assuntos como aposentadoria e contribuição com a previdência social.

O secretário especial de Coordenação de Ações Voltadas à Comunidade da Prefeitura, Admir Ferro, que esteve no evento durante a manhã, definiu o que o Diário do Grande ABC nos Bairros representa para a comunidade. “Muitas pessoas, até por dificuldades financeiras, não conseguem ter acesso aos serviços centrais da cidade. Essa iniciativa é muito importante, pois dá um suporte para o bairro, que neste caso, fica bem distante do Centro”. No âmbito da administração municipal, quem também prestigiou a iniciativa foi a primeira dama de São Bernardo, Marilda Dib. Ela assistiu a abertura, conferiu o trabalho do Fundo Social de Solidariedade e circulou pelas salas.
 
Cidadania – A maioria das pessoas que compareceu ao evento aproveitou a disponibilidade de serviços e utilizou diversos deles. O destaque foi o corte de cabelo. Crianças, jovens e idosos buscavam novo visual. Silvana Maria dos Santos, 29 anos, levou os dois filhos para cortar o cabelo. “Isso ajuda muito, já que agora vou economizar o dinheiro do cabeleireiro e comprar outra coisa para os meninos”, diz.

Célia Cavalcante Guedes, diretora da Emip (Escola Municipal de Iniciação Profissional) Madel Felicita Spagnoli – responsável pelo corte de cabelo –, falou sobre a satisfação de participar da ação social. “É uma forma de exercer a cidadania. Os alunos que vieram fazer esse trabalho voluntário estão devolvendo à comunidade a oportunidade que tiveram de receber uma capacitação profissional.” Quem se deu bem foi a estudante Luana Mayara Sousa de Andrade, 17 anos, que ganhou uma transformação, com direito a corte, escova e maquiagem. “Adorei o resultado. Nem me reconheci”, comemorou.

Após o corte de cabelo, os participantes do evento iam rapidamente conferir as delícias levadas pelo programa Alimente-se bem, do Sesi. O patê de requeijão com talos e o suco da horta (com couve, limão e maracujá) conquistaram o paladar de todos. “Nem parece que tem salada no suco”, disse surpreso o garoto Edson Ferreira da Silva.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;