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Trabalhando nas nuvens
Por Marcela Munhoz e Nayara Fernandes
25/07/2010 | 07:04
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Quer ser bem atendido durante o voo e receber orientação correta em caso de emergência? Chame o comissário. "Nossa missão é fazer com que o avião pouse em total segurança", explica Débora Amorim, 24 anos, assistente de coordenação do Centro Educacional da Aviação do Brasil e comissária há sete anos.

Quando terminou o Ensino Médio, Débora tinha dúvidas em relação a que profissão seguir, então, resolveu fazer o curso. "Como são apenas quatro meses, é perfeito para quem ainda não entrou na faculdade. Eu me apaixonei pela carreira e cheguei à conclusão de que nasci para voar." E também para enfrentar situações de estresse. "Uma vez, uma passageira entrou em pânico e queria abrir a porta do avião. Conseguimos acalmá-la."

Quem quer ser comissário de voo (nome correto do profssional), precisa ter a partir de 18 anos, não pode ser muito baixinho, dominar uma segunda língua, ser saudável (e passar por check ups anuais) e fazer um curso com duração que varia de três a seis meses (saiba mais no quadro) em um centro de formação. Débora conta que uma das primeiras lições que se aprende é que é preciso entender o passageiro, colocar-se no lugar dele. "Também deve ter muita paciência."

Entre as disciplinas que fazem parte do curso estão conhecimentos gerais, procedimentos de emergência e segurança, primeiros socorros, sobrevivência na selva, sistemas de navegação e voo, meteorologia, geografia, normas e regras nacionais e internacionais de aviação. O aluno ainda tem aulas de etiqueta e postura, relacionamento interpessoal, comunicação e aprende até como arrumar o cabelo e se maquiar.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o piso de comissário é de cerca de R$ 1.100 (para 54 horas mensais), sem contar extras e adicionais de fim de semana e feriado. "Um comissário recebe mais de R$ 2.000 por mês", garante Débora. Para fazer o curso, o investimento é de cerca de R$ 3.000.

Solidão e medo - Conhecer vários países, culturas e pessoas diferentes é o grande apelo da profissão. Por outro lado, quem escolhe voar, não tem rotina, deve estar preparado para dormir em lugares desconhecidos e ficar até seis dias sem voltar para casa.

Nem assim Lysa Loureiro, 18, de Santo André, desistiu do sonho; pelo contrário, ficou animada para seguir a carreira da prima, funcionária de uma grande companhia aérea. "Sempre gostei desse mundo", diz a garota, que nunca viajou de avião. "Sei que não vou sentir medo e vai ser maravilhoso." Segundo Lysa, para exercer a profissão, o comissário tem de ter mais do que um belo rosto. "É muita responsabilidade cuidar da segurança das pessoas."

Confira entrevista com o comissário de voo, Kilsige Cortes, 31 anos

Por que você se intereressou em ser comissário?
Kilsige: Em primeiro lugar, porque eu adoro todo tipo de aeronave. Sou apoixonado por aviões e depois pela possibilidade de viajar, conhecer lugares e pessoas do mundo todo. Tudo isso junto me fez querer ser um profissional nesta área. Além do português, falo inglês, espanhol e francês.

Quantos anos de carreira têm?
Kilsige: Tenho cinco anos na carreira em uma companhia aérea no Oriente Médio. No primeiro ano, trabalhei na classe econômica e depois fui escolhido para a Primeira Classe, onde trabalhei mais três. Fui promovido para chefe de comissários e agora comecei treinamento em outra companhia aérea, mas desta vez, aqui no Brasil. Considero-me um cidadão do mundo. Morei 12 anos consecutivos fora do Brasil em vários países e isso me ajudou.

O que é mais legal e o mais complicado na profissão?
O mais legal é terminar o trabalho e estar em Paris, Frankfurt, Osaka, Madrid, Nova York e Washington (diferentemente de sair do escritório e pegar o mesmo metrô e ônibus todos os dias). O mais complicado é saber relacionar-se com o ser humano. Temos que nos dar muito bem entre nós, tripulantes, já que há a possibilidade de passar vários dias juntos. Porém, quase nunca podemos escolher com quem voar já que isso é decidido pelo departamento de escala da companhia. Também não devemos esquecer que somos de tudo um pouco dentro da aeronave. Seguranças, socorristas, assistentes, psicólogos.O passageiro nem sempre está viajando para curtir férias.

Já passou por alguma saia justa durante os voos? E momento de emergência?
Sim. Um passageiro teve um infarto e morreu durante um voo de 11 horas da China para o  Oriente Médio. Tínhamos uma médica a bordo que o declarou morto, mas tivemos de seguir por mais três horas com o cadáver. Enrolamo e acomodamos o corpo em um local seguro para o pouso. Graças a Deus não passei por nenhuma pane.

Já viajou algum passageiro muito chato?
Sim, alguns no extremo de eu chegar a pensar em renunciar o trabalho e voltar pro Brasil correndo.

Já iniciou algum romance?
Nunca, nem com a tripulação nem com passageiros. Mas isso foi a minha história. Muitos de meus colegas conhecerem seus amores em voos e alguns até casaram depois.

Comissário ganha bem?
A princípio sim, mas temos muitas funções abordo e muitissima responsabilidade. O salario é bom comparado com varios outros empregos e cargos de uma Companhia Aerea ou outras carreiras fora do ambiente aeronáutico. Mas dados os prejuizos que sofremos por ficar longe de casa varios dias, riscos do proprio trabalho, fusos horarios, etc.. podia ser um pouco mais. Porém esse é um assunto muito relativo. Eu não reclamo!! 

O que é preciso ter para ser um comissário exemplar?
Em primeiríssimo lugar tem que ter disposição, energia e muita vontade de ser um comissário. Ser saudável a ponto de passar nos exames médicos aos quais serão submetidos (aqui no Brasil eu recomendo antes mesmo de fazer o curso de comissário, tirar o CCF - Certificado de Capacidade Física no Hospital da Aeronáutica para saber se realmente pode exercer a função antes de gastar com o curso completo). Logo depois viriam os requisitos de cada companhia aérea em particular como: altura mínima, idiomas, saber nadar. A maioria das companhias publica em seus sites os requisitos. Na minha opinião, inglês fluente é essencial.

Já sentiu algum tipo de preconceito por ser comissário?
Sim. De vez em quando aparece alguém que não respeita, mas são poucos, mas em geral somos respeitados e admirados pelos passageiros.

Onde aprender
Para ser comissário de voo, é preciso ter a partir de 18 anos, Ensino Médio completo e curso de 138 horas/aula em uma escola de instrução aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Depois, tem de prestar prova teórica da Anac para ser avaliado. Apenas alunos de escolas autorizadas podem fazer esse exame. Se aprovado, já pode ser contratado como estagiário de uma empresa aérea.

Durante o estágio, deve cumprir, no mínimo, 27 horas em um avião no solo ou simulador. No ar, precisa voar por mais 15 horas e passar por avaliação final da Anac. Ao ser aprovado, recebe o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e a licença profissional. No site da agência (www.anac.gov.br) há lista de escolas autorizadas. Confira algumas:

ABC Fly - Rua Gonçalo Fernandes, 346, tel.: 4992-0481, Santo André.

Centro Educacional da Aviação do Brasil - Rua Artur Azevedo, 132, São Paulo. tel.: 3081-4949.




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