Internacional Titulo
EUA podem ter seu primeiro candidato a vice-presidente judeu
Do Diário do Grande ABC
20/04/2000 | 14:06
Compartilhar notícia


Durante dois séculos, um anúncio à procura de um vice-presidente para os Estados Unidos certamente diria: "Procura-se homem, branco e cristao". Mas, este ano, o quadro pode mudar e nao apenas porque existem várias mulheres sendo cogitadas. O senador Joseph Lieberman, de Connecticut, judeu, está entre os potenciais aspirantes a ser o companheiro de chapa do democrata Al Gore. A mesma aspiraçao tem a senadora Dianne Feinstein, judia.

O mais perto que um judeu já esteve de viver na Casa Branca pode ter sido quando Kitty Dukakis teve a oportunidade de tentar chegar a ser primeira dama, em 1988.

Mas Lieberman nao quis falar sobre suas possibilidades, afirmando que nao pensa na vice- presidência. "Acreditem ou nao, meu sonho na vida era chegar a ser senador nacional", afirmou. Dianne Feinstein nao retornou os telefonemas ao seu escritório.

Alguns judeus que ocuparam cargos eletivos tentaram chegar à presidência, mas a maioria nao foi longe. Em 1976, o governador da Pensilvânia Milton Shapp, democrata, desistiu, depois de ficar em quarto lugar entre cinco candidatos na primária de seu Estado. Em 1996, o senador Arlen Secter, republicano da Pensilvânia, abandonou sua tentativa antes da primeira primária.

Até agora, os Estados Unidos tiveram 26 senadores e 147 deputados judeus, segundo Sandy Maisel, professor de assuntos de governo no Colby College, em Waterville, Maine, autor do livro "Judeus na política americana", que deve ser lançado no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;