Setecidades Titulo
Blitz da Vigilância esvazia freezer de supermercado de Santo André
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
19/01/2006 | 08:13
Compartilhar notícia


Nove carrinhos com alimentos variados foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Santo André, quarta-feira à tarde, no supermercado CompreBem, do bairro Campestre. Os produtos estavam expostos nas prateleiras de resfriados e freezers de congelados, entre os quais iogurtes, queijos, manteigas, mortadelas e pizzas. Carnes variadas como unidades de hambúrguer, caixas de nuggets e almôndega, e bandejas de peixe e frango também foram apreendidas. Todos os produtos seriam inutilizados quarta-feira no local.

O estabelecimento recebeu auto de infração, auto de imposição de penalidade e termo de inutilização. Se for reincidente, pode também ser multado, de acordo com a agente da Vigilância Sanitária do município Sandra Azevedo, o que ainda será verificado pelo órgão. Tanto as prateleiras quanto os freezers não estavam na temperatura adequada, de acordo com as exigências da legislação. Conseqüentemente, muitos dos produtos tampouco seguiam a temperatura especificada pelo fabricante, segundo a Vigilância Sanitária.

O termômetro de uma das prateleiras mostrava 9 graus, insuficiente, por exemplo, para manter especificação de fabricante de iogurte que pedia 10 graus. “Para o produto ficar em 10 graus, a temperatura do equipamento deve ser mais baixa”, explica Sandra. Cortes de frango em bandeja mostravam 2,5 graus positivos em vez dos 12 graus negativos exigidos.

No freezer de congelados, os hambúrgueres estavam tão moles que podiam ser moldados. Tirinhas de frango quebradas davam sinal de que haviam sido descongeladas e congeladas novamente. Outra irregularidade do freezer é que tinha produtos acima da linha vermelha, usada como limite de altura. “Os alimentos acima da linha podem não estar na temperatura adequada”, explica a agente da Vigilância Ana Paula Gonzaga.

Alguns queijos e as bandejas de costela bovina foram apreendidos porque a etiqueta de preço cobria os dados do fabricante.

O CompreBem informou que opera suas lojas de acordo com a legislação vigente e faz manutenção freqüente nos equipamentos. A empresa disse contar com equipe de segurança alimentar que além de auditar a operação dos equipamentos, é responsável pela formação e acompanhamento dos profissionais.

No caso da loja de Santo André, a empresa esclarece que houve falha no refrigerador que armazena frios e laticínios devido a problema técnico momentâneo do gerador da unidade. A rede disse já ter tomado as providências necessárias.

Representantes do grupo Pão de Açúcar, do qual o CompreBem faz parte, participaram da reunião promovida pela Vigilância Sanitária na última sexta-feira, que abordou, entre outros assuntos, a conservação de congelados, reclamação recorrente de consumidores à Vigilância. O órgão afirma que nas últimas semanas as queixas quintuplicaram devido ao calor e à publicação, no Diário, da notícia sobre prisão de três gerentes e apreensão de 1.080 alimentos impróprios para consumo no Wal-Mart da avenida dos Estados. N


Características das carnes

Boi (bovina)

Cor vermelha viva.

Brilho e cheiro próprios.

Consistência firme.


Porco (suína)

Cor vermelha clara (rósea).

Consistência firme.

Cheiro suave.

Gordura firme, branca sem bolinhas

ou manchas.


Frango

Cor amarela rosada.

Consistência firme.

Sem manchas azuis ou verdes.

Pele inteira, sem manchas e o peito uniforme e flexível.


Miúdos

Sem manchas.

Sem ser pegajosa.

Com cheiro e cor própria, agradável.


Pescados

Cor branca rosada.

Carne firme (resistência à pressão dos dedos).

Cheiro próprio.

Pele brilhante, úmida, cor viva e as escamas bem presas a ela.

Guelras vermelhas e salientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;