Cultura & Lazer Titulo
Zimbo Trio faz show único no teatro do Sesc Sto.André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
11/04/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


Uma parte importante da história musical do Brasil pisa nesta terça-feira no palco do teatro do Sesc Santo André. O Zimbo Trio faz apresentação única, às 20h, num show de música instrumental brasileira na formação clássica do jazz – piano, contrabaixo e bateria – que também emprestou acordes à bossa nova.

O Zimbo formou, e ainda forma, músicos instrumentistas em sua escola fundada em 1973 em São Paulo, o Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical). Mas sua configuração principal foi ao lado de Elis Regina, então em início de carreira, no programa da O Fino da Bossa, da Record, em 1965, que a cantora apresentava com Jair Rodrigues. Elis e o Zimbo se uniram um ano depois da criação do grupo. Com eles, o programa abriu espaço para muitos músicos brasileiros e ajudou a definir a MPB de qualidade.

Amilton Godoy (piano), Rubinho Barsotti (bateria) e Itamar Collaço (contrabaixo) formam o grupo. Collaço entrou em 2003 para substituir Luiz Chaves, que decidiu parar. Godoy e Barsotti continuam desde 1963 na formação original. Ano passado, o Zimbo esteve duas vezes no Grande ABC: em abril, na 2ª Mostra de Música Instrumental Brasileira de Santo André, e em janeiro, em um evento fechado em São Bernardo da empresa Wheaton. Ao longo do ano, o Zimbo foi atração freqüente nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

São 42 anos de pura música popular brasileira em cena hoje. Entenda MPB aqui como música de extrema qualidade, pautada pela bossa nova dos anos 60, que foi encabeçada por Tom Jobim, João Gilberto e Baden Powell, e que conquistou platéias no mundo todo, atravessando a década de 1970 influenciando artistas como Eumir Deodato, César Camargo Mariano, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque.

Nestes anos todos. o Zimbo Trio teve participação fundamental como o lado paulista da bossa nova. Modismos e manias musicais não fazem parte do repertório tradicional do trio que tem 43 discos gravados e outros 21 lançados em 41 países que visita em turnês desde 1964. A meta do grupo é fazer música instrumental brasileira de qualidade internacional. Os prêmio recebidos atestam o cumprimento desta meta, Sharp e Roquete Pinto entre eles.

O começo de tudo foi na Boate Baiúca, onde Barsotti e Chaves tocavam e onde conheceram Godoy, natural de Bauru. O pianista é o único com formação erudita. Em 1993, apresentou com a Orquestra Filarmônica de São Caetano sua composição Reencontro; os demais, paulistanos, começaram como autodidatas. Collaço se apresentou no Festival de Inverno de São Caetano em 2000.

A união desses diferentes estilos faz do Zimbo um conjunto que é ao mesmo tempo referência para a maioria dos músicos brasileiros e atração para quem aprecia técnica e improviso.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;