Internacional Titulo
França nega venda ilegal de mísseis para Iraque
Da AFP
17/04/2003 | 08:17
Compartilhar notícia


A França nega qualquer venda ilegal de mísseis para o Iraque, como deu a entender esta semana a revista americana Newsweek, disse nesta quarta-feira o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, François Rivasseau.

Segundo a Newsweek, que cita o tenente Greg Holms, oficial do serviço secreto americano, as forças da coalizão encontraram 51 mísseis franco-alemães terra-ar Roland-2 em duas bases iraquianas na região do Aeroporto Internacional de Bagdá. Um destes mísseis tinha a inscrição 05-11 KND2002, que indicava sua fabricação no ano passado.

"Não ocorreu nenhuma exportação de mísseis Roland ou de peças de reposição para o Iraque após 1990", quando foi aplicado o embargo da ONU. "A referência citada pela Newsweek não corresponde às inscrições realizadas pela empresa francesa MBDA em seus mísseis", destacou Rivasseau.

O porta-voz salientou que "a fabricação dos Roland 1 e Roland 2 foi suspensa em 1988 e 1993, respectivamente. É impossível ter um míssil Roland 2 fabricado em 2002". "Como os iraquianos possuíam grande quantidade de peças de reposição (...), é possível que tivessem mísseis Roland operacionais", disse Rivasseau.

A Newsweek revela ainda a descoberta de destroços carbonizados de um míssil Roland-3, mas o porta-voz garantiu que a França "nunca exportou para o Iraque" este modelo de arma. "Os mísseis Roland 2 e Roland 3 são quase idênticos, porque diferem apenas no programa informático. É uma façanha distinguir um do outro em destroços carbonizados", disse o porta-voz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;