Esportes Titulo Série D
Azulão para no Botafogo e deixa acesso escapar em casa

São Caetano ficou no empate sem gols no Anacleto e não terá calendário cheio na próxima temporada

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
17/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


O São Caetano não terá calendário cheio em 2016. Ontem, na partida do ano para o clube, o Azulão ficou no empate sem gols com o Botafogo e deixou escapar pelos dedos o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Na partida de ida das quartas de final da Série D, em Ribeirão Preto, a Pantera havia vencido por 2 a 1. Será a primeira vez desde 1998 que a equipe da região não disputará uma das divisões do Nacional.

Dada a importância do que estava em jogo, o duelo começou bastante truncado e com poucas opções ofensivas. Com a vantagem conquistada na primeira partida, o Botafogo se reservou a esperar o Azulão em seu campo. Assim, a equipe do Grande ABC enfrentou forte bloqueio e teve muita dificuldade para criar qualquer oportunidade de gol.

Desta forma, as jogadas de bola parada surgiram como opção. Aos 32 e aos 35 minutos, Neto cobrou falta com perigo e obrigou Neneca e entrar em ação. Fora isso, o São Caetano abusou dos cruzamentos sobre a área e dos chutões, mostrando pouca organização.

Na segunda etapa, o Azulão voltou mais vibrante e passou a rondar com mais frequência a área adversária. Com isso, deixou espaços na defesa e, aos sete, a Pantera quase surpreendeu. Após jogada pela direita, Vitinho cruzou para Diego Pituca cabecear, mas ele perdeu.

Aos 11, veio a resposta: Arthur recebeu de Jô, cortou a zaga, mas bateu mal.

Depois da expulsão de Vitinho, aos 23, virou ataque contra defesa. Aos 29, o São Caetano bombardeou. Após furada de Ricardinho na área, Wesley acertou chute colocado no travessão. Na sequência, Xuxa finalizou por cima.

Aos 34, o meia lançou Bruno Recife, que rolou para Arthur finalizar, mas Dudu foi veloz e tirou quase em cima da linha.

Já aos 48, Jô escorou para Sandoval, mas Neneca se esticou todo e salvou a Pantera mais uma vez. O Azulão martelou. Mas não deu. A bola parou na trave, na zaga, no goleiro, se recusou a entrar e acabou com as chances de acesso da equipe.

Neneca brilha e evita revés da Pantera

Se o Botafogo tiver de creditar a um único atleta o acesso à Série C do Brasileiro, esse jogador seria o goleiro Neneca, ex-Santo André. Ontem à noite, o arqueiro foi o salvador da pátria da Pantera com grande atuação no Anacleto Campanella.

Foram ao menos quatro defesas fundamentais que impediram o gol que o São Caetano tanto precisava para avançar na competição, uma delas já aos 48 minutos do segundo tempo, quando evitou que Sandoval chegasse para finalizar em lance que fatalmente resultaria em tento.

Segundo a imprensa de Ribeirão Preto, o arqueiro não vinha bem na competição e até foi criticado na partida de ida contra o São Caetano por ter falhado no gol azulino ao sair mal e espalmar a bola nos pés de Daniel Costa, que estufou a rede.

Porém, depois do duelo de ontem, o consenso era de que ele havia sido o herói da classificação da Pantera à Série C. Além das defesas, esfriou a partida e conteve os ânimos do São Caetano em sua própria casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;