Nacional Titulo
Epidemia de dengue se agrava
Do Diário OnLine
08/04/2001 | 17:03
Compartilhar notícia


A epidemia de dengue se agravou desde o começo do ano em algumas regiões brasileiras onde a doença foi identificada. O surto se alastra, apesar de o tratamento da doença ser imediato quando o diagnóstico acontece cedo.

Na cidade de Limeira, em São Paulo, 88 dos 162 casos tipo 1, o mais comum e de menor gravidade, foram registrados na última semana. Agentes de saúde, no entanto, acreditam que possa haver a contração de tipos mais sérios da doença na região interiorana. A dengue tipo 2 (de uma escala que chega a 4), contraída somente depois que o doente já teve o tipo 1, pode levar à morte.

Neste final de semana, Limeira, Campinas e Sumaré se juntaram para realizar um trabalho de conscientização e limpeza de criadouros do mosquito transmissor que deposita os ovos em água parada.

A secretaria municipal da Saúde de São José do Rio Preto, também em São Paulo, registrou 35 novos casos diários no mês de abril. Para ajudar no combate à doença, folhetos explicativos serão distribuídos e profissionais da área da saúde serão treinados para diagnosticarem a dengue hemorrágica.

Em Goiás, pesquisas mostram que houve um aumento de 26% nos casos da doença em comparação à mesma época do ano passado. Em 2001 houve 3.380 registros, contra 2.691 em 2000. O Estado tem alto número de ocorrências de dengue hemorrágica; 11 confirmados e nove mortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;