Cultura & Lazer Titulo
Rory Gallagher em registro histórico
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
24/05/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Referência da música irlandesa e nome que figura até hoje entre os principais compositores de blues e rock do mundo, o guitarrista e vocalista Rory Gallagher - morto em 1995 - deixou, entre tantas pérolas que produziu, registro da turnê que fez em sua terra natal, no ano de 1974.

Gravado e lançado enquanto a Irlanda vivia tempos de violência, por conta de problemas políticos - o que fez com que quase nenhum artista se apresentasse no país -, Rory, munido de sua inseparável guitarra Stratocaster modelo 1961, deu a cara para bater e caiu na estrada.

O DVD 'Rory Gallagher - Irish Tour'74' (ST2, R$ 37 em média) traz apresentação explosiva do músico, ao lado de seu fiel companheiro, o baixista Gerry McAvoy, além, é claro, do baterista Rod de'Ath e do excelente tecladista Lou Martin.

Trinta e sete anos após seu lançamento, o filme - gravado para ser exibido na TV - dirigido por Tony Palmer, ganha remasterização digital. De sonoridade única e composições inconfundíveis, o irlandês de fôlego jovial, sempre bem amparado pelos músicos que o acompanhavam, abusa das notas, solta a voz sem medo de ser feliz e esbanja simpatia durante todo o espetáculo.

Rory tira canções como 'Walk On The Hot Coals', 'Going To My Home Town', 'Hands Off', um dos destaques, e 'Tatoo'd Lady' - uma de suas composições mais importantes. Com pouca distorção, o músico pincela arranjos belíssimos na viagem blueseira 'A Million Miles Away'.

A nova versão chega recheada de bônus. Além de filmagens feitas durante excursão da banda para o Japão no mesmo ano, o DVD traz também cenas da turnê do músico em 1972, com apresentações ao vivo.

O disco ainda é recheado por comentários de McAvoy e Donal Gallagher, irmão do guitarrista.
Não se trata de nenhuma grande produção como os shows dos dias atuais. Em 'Irish Tour'74', o que fala alto é a música realmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;