Setecidades Titulo
Trailer é enfermaria no Pq. Estoril
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
14/01/2006 | 08:08
Compartilhar notícia


Pensando no incremento do turismo no Riacho Grande, que nessa época do ano chega a receber até 15 mil visitantes por final de semana, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo preparou uma Mini-Operação Verão, com ações da GCM e de órgãos da Prefeitura para coordenar as visitas da população à represa. É o primeiro ano que uma operação desse tipo é planejada. Uma das ações, a instalação de um trailer de pronto-atendimento médico na represa, terá início domingo e pretende auxiliar vítimas de pequenos acidentes. De acordo com o comandante da GCM, coronel Antônio Branco, os pequenos acidentes estavam sendo atendidos pelo Corpo de Bombeiros, que era obrigado a se desviar da função de guarda-vidas para esse tipo de serviço. "Agora, eles poderão se dedicar exclusivamente ao atendimento de afogamentos", garante o comandante.

O trailer ficará instalado no Parque Estoril, e contará com uma enfermeira da Secretaria de Saúde. "Fizemos um teste na semana passada, e agora acreditamos que o posto médico poderá entrar em operação". O local estará preparado para atender vítimas de cortes, luxações e insolações. Os afogamentos continuarão sendo atendidos pelos Bombeiros. "Mas a Guarda Civil também disponibilizará homens para esse serviço", afirma o coronel Branco. Ano passado, foram registrados 14 afogamentos na região do Riacho Grande. Esse ano, não houve registros desse tipo de acidente, de acordo com a GCM.

A estréia do trailer médico deve acontecer em um dia típico de verão. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o domingo na região será de claro a parcialmente nublado, com a temperatura máxima de 27 graus.

Outras ações - Além do Trailer Médico da Secretaria da Saúde, a Mini-Operação Verão do Riacho Grande conta com a participação do Departamento de Trânsito, orientando o fluxo de carros nas ruas estreitas do bairro durante os finais de semana e um incremento do número de GCMs para a fiscalização do comércio irregular na região - principalmente a venda de bebidas alcoólicas por ambulantes.

Onde fazer o exame

UBSs (Unidades Básicas de Saúde) (*)
Jardim Caçula - rua Fagundes Varela, 8, tel.: 4828-1874
IV Divisão - rua Recreio, 99, tel.: 4823-0406
Jardim Guanabara - rua Firmino G. Pereira, 298, tel.: 4827-4379
Jardim Valentina - avenida Francisco Tometich, 274, tel.: 4825-0356
Santa Luzia - rua Professor Antônio Nunes, 551, tel.: 4825-5109
Jardim Luzo - rua Júlio Prestes, 22, tel.: 4822-0212
Vila Sueli - rua Antônio Zampol, 221, tel.: 4822-0234
Ouro Fino - estrada do Taquaral, 351, tel.: 4827-0476

Hospital e Maternidade São Lucas (**)
Rua Renato Andreolli, 138, Jardim Itacolomy, tel.: 4828-3000

Conheça a doença

Sintomas: feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, constante rouquidão, dores para falar e engolir.

Fatores de risco: idade superior a 40 anos, tabagismo, alcoolismo, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Tratamento: operação, quimioterapia ou radioterapia (varia de acordo com a localização do tumor e a gravidade)

Particularidades: a estimativa para 2006 é que sejam detectados 10 mil casos de câncer de boca em homens e 3,4 mil em mulheres. O câncer na laringe é responsável por 25% dos tumores malignos relativos à cabeça e pescoço.

 (*) Todas as UBSs funcionam das 7h às 17h.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;