Setecidades Titulo Segurança
Criminalidade tem queda na região

Região teve diminuição nas vítimas de homicídios
(-9,52%), roubo (-26,24%) e furto (-25,33%) de carros

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
26/05/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A criminalidade no Grande ABC teve queda em abril em todos os índices avaliados pelo Diário, comparados ao mesmo mês do ano passado. A maior redução aconteceu nos casos de roubos de veículos, que caíram de 1.246 ocorrências para 919 (-26,24%). Os números oficiais serão divulgados hoje pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Furtos de veículos tiveram queda de 25,33%, de 995 ocorrências para 743. Furtos em geral caíram 16,86% e roubos, 16,53%. O número de vítima de homicídios caiu 9,52%, de 21 para 19.

Santo André apresentou diminuição em todos os índices, exceto vítimas de homicídios, onde houve aumento de dois casos. Mauá e Ribeirão Pires conseguiram diminuir todas as estatísticas. Em Rio Grande da Serra houve aumento de roubo e furto e estabilização em homicídios.

A Delegacia Seccional de Santo André é a responsável pelas quatro cidades. Segundo o delegado assistente Marcos Cattani, a diminuição é reflexo de operações, mas também da conscientização da população. “Desde janeiro as polícias Civil e a Militar estão fazendo muitas operações. Na semana passada tivemos 32 flagrantes e mais de 100 suspeitos presos. Além disso, as pessoas também estão se prevenindo mais, porque têm consciência de que fazem parte desse processo”, explicou.

Conforme Cattani, a partir deste mês os DPs (Distritos Policiais) vão começar a fazer operações específicas, também baseadas nas estatísticas. “São operações pontuais. Se está chegando perto da meta para um determinado tipo de crime, farão um bloqueio, por exemplo. Mas cada área é uma característica diferente e pede um tipo de planejamento. Os casos em Ribeirão e Rio Grande são pontuais, mas também vão receber ações.”

Em relação a roubo e furto de veículos, a queda pode também ser explicada pela fiscalização aos desmanches e outros pontos de comércios de acessórios. “O roubo e furto de veículos geram fama ruim ao Grande ABC e são motivos do seguro caro. As três seccionais estão conseguindo diminuir os índices não só com a fiscalização aos desmanches, mas ao comércio de rodas, aparelho de som, acessórios, entre outros”, relatou Cattani.

Em Diadema, a maior queda foi em furto de veículos, com 31,48% menos ocorrências que em abril de 2014. A cidade obteve redução em todos os índices, a não ser em homicídios.

De acordo com o delegado seccional do município, Oswaldo Arcas Filho, além das operações, o efetivo do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) está efetuando rondas nos horários de maior incidência de crimes. “Conseguimos fazer esse levantamento, então, no horário em que as pessoas estão entrando no trabalho há viaturas do Garra. Além disso, prendemos muitas pessoas em operações. Diadema é uma cidade de 400 mil habitantes e já foi uma das mais violentas da região, hoje estamos conseguindo mudar isso”, destacou.

São Bernardo registrou a maior queda em roubos de veículos das sete cidades, com 49,45% a menos. Houve apenas aumento de homicídios:um caso a mais que em 2014.

Já São Caetano teve acréscimo de 2,61% em furtos e nenhum assassinato registrado, como no ano passado. Os outros índices baixaram.

De acordo com o comandante da PM (Polícia Militar) na região, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, são três fatores principais que mais contribuíram nessa diminuição. “É a continuidade da estratégia que vem sendo trabalhada e provoca ganho acumulado, sendo que conforme o tempo vai passando, vamos aperfeiçoando as estratégias. Recentemente também tivemos aumento no efetivo. Sem esquecer, acima de tudo, o esforço dos policiais”, afirmou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;