Política Titulo
Morando vai presidir o PSDB

Executiva estadual destitui diretório em São Bernardo e coloca deputado estadual como presidente da comissão provisória; medida atinge Dib

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A executiva estadual do PSDB destituiu ontem à noite o diretório tucano em São Bernardo e colocou o deputado estadual Orlando Morando como presidente da comissão provisória local. A movimentação sinaliza que a cúpula paulista vai endossar a candidatura de Morando à Prefeitura de São Bernardo em 2016 contra o desejo do ex-prefeito e ex-deputado federal William Dib de ser o nome do tucanato nas urnas no ano que vem.

O diretório são-bernardense era comandado por Paulo Neves, ligado ao ex-vereador Admir Ferro. Como Ferro anunciou na semana passada que vai sair do PSDB, a bancada de vereadores da sigla em São Bernardo, formada por Hiroyuki Minami e Juarez Tudo Azul, formalizou pedido de reformulação partidária. O que foi acatada por unanimidade.

Como presidente da comissão provisória, Morando colocou tucanos de sua confiança no comando da legenda: Tudo Azul será vice-presidente; Flávio dos Santos ficará com a secretaria-geral; Adelmo Meira (assessor de Morando) coordenará a tesouraria; e Minami, Fernando Leça Filho e Roque Araújo como integrantes.

“Estou muito feliz e animado com a candidatura do Orlando em São Bernardo. Ele fará grande frente na cidade. A medida serve para fortalecer o deputado Orlando, que saberá liderar a campanha ao lado do governador Geraldo Alckmin”, disse Felipe Sigolo, da executiva estadual do PSDB. Questionado sobre o fato de Dib ainda manter pré-candidatura a prefeito de São Bernardo, Sigolo despistou. “Sei que o Orlando, como nome natural do partido (a prefeito em 2016) saberá conduzir isso.”
Morando, em sua primeira fala como presidente da comissão provisória, evitou atrito com Dib. “Quero fazer novas filiações, fortalecer o partido, trazer até vereador com mandato para a legenda. Vou deixar o PSDB mais forte e unido para 2016.”

Ao comandar o partido em São Bernardo, Morando busca recuperar terreno no tucanato municipal. O deputado é próximo dos vereadores Minami e Juarez Tudo Azul, porém, nunca esteve à frente do diretório. Tanto que, em 2012, mesmo defendendo candidatura própria na eleição municipal, foi voz vencida e assistiu ao partido compor como vice na chapa encabeçada pelo hoje deputado federal Alex Manente (PPS).

O ato da executiva estadual também reduz a chance de haver prévias no PSDB local entre Morando e Dib. O ex-deputado federal não foi localizado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;