Setecidades Titulo Santo André
Unidade de Saúde é entregue readequada

Reinauguração no bairro Centreville, em Sto.André, teve presença do ministro da Saúde

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A comunidade do bairro Centreville, em Santo André, contará, a partir de segunda-feira, com uma US (Unidade de Saúde) reformulada. Na manhã de ontem, a Prefeitura entregou a reforma e ampliação do equipamento, em evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. A US ganhou consultórios de ginecologia e odontologia, além de sala de enfermagem.

A unidade teve as atividades interrompidas em outubro para a adequação, que recebeu investimento de R$ 870 mil, sendo R$ 500 mil do Tesouro municipal e o restante do Fundo Municipal de Saúde, por meio de transferência federal. Mensalmente, o ministério custeia 25% do funcionamento, percentual que aumenta quando a US passa a integrar o Programa Saúde da Família. “Já estamos preparando para qualificá-la como Unidade de Saúde da Família para que possamos ampliar o número de equipes e o atendimento para a região”, falou o prefeito Carlos Grana (PT).

Embora reinaugurada, nem tudo estava completo. Na farmácia, por exemplo, as prateleiras do medicamento gliclazida 30 mg (para pacientes com diabetes) e das vitaminas do complexo B estavam vazias. “Eventualmente temos problema de abastecimento e o que está ocorrendo com os remédios é que, devido à disparada do dólar, os laboratórios não estavam participando das atas de registro de preço. Agora eles já divulgaram os índices de reajuste e cremos que em um, dois meses, todos os itens deverão estar normalizados”, justificou o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte. “No caso da gliclazida, temos outros que podem substituir e o complexo B não é essencial. Medicamentos essenciais não têm faltado”, acrescentou.

Nos banheiros, não havia suporte para papel higiênico. “Isso tudo o pessoal já adquiriu e neste fim de semana vão colocar”, disse Duarte.

Apesar de o Programa Mais Especialidades ainda ser só promessa do governo federal, o ministro Arthur Chioro declarou durante o evento que, assim que o projeto for implantado, a região será uma das primeiras contempladas. “Não temos prazo, mas posso adiantar porque a região conta com estrutura física para aderir imediatamente.”

CÓRREGO

A Prefeitura também realizou ontem a entrega do primeiro trecho de obras do Córrego Guaixaya, na Avenida das Nações, que auxiliará no combate a enchentes.

Segundo o prefeito, em três meses todo o trabalho deve ser concluído. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;