Setecidades Titulo Água
Cetesb diz que não haverá impacto ambiental em obras na Billings

Técnicos falaram sobre socorro ao Sistema Alto Tietê no Consórcio

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
08/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Representantes do subcomitê Billings-Tamanduateí, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, tiveram esclarecidas diversas dúvidas, na tarde de ontem, por parte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), envolvendo a obra de bombeamento e adução do Sistema Rio Grande para o reservatório Taiaçupeba. O objetivo da ação é levar 4.000 litros de água por segundo para o Sistema Alto Tietê, que ontem operava com 22,2% da capacidade. A reunião ocorreu na sede da entidade, em Santo André.

“Nossa preocupação é com a qualidade da bacia hidrográfica e esse bombeamento poderia trazer prejuízo ou algum tipo de impacto ambiental. Eles (técnicos da Cetesb) nos mostraram que, até o momento, é um projeto emergencial que ainda está sendo licenciado e que o impacto não será diferente do que já existe hoje na bacia”, falou o coordenador do subcomitê, Sérgio Matias do Prado.

O técnico da diretoria de avaliação de impacto ambiental da Cetesb, José Eduardo Bevilacqua, salientou algumas exigências feitas à Sabesp, que executará a obra. “Foi solicitado que se apresente plano de operação do bombeamento previamente aprovado pela Cetesb e que seja feito o monitoramento da qualidade da água, tanto no complexo Billings quanto no Taiaçupeba.”

Segundo Prado, representante da Sabesp também foi convidado ontem, mas ninguém compareceu. “Vamos enviar novamente ofício à presidência da Sabesp porque 80% das dúvidas são relacionadas à empresa”, disse.

Procurada, a Sabesp informou que, após verificar com três superintendências que poderiam ter recebido o ofício, nenhuma delas disse ter conhecimento do assunto e que, devido ao horário (no fim da tarde de ontem, após a reunião), não seria possível checar com os demais setores sobre o envio.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;