Esportes Titulo
Tigre e Ramalhão fazem
clássico do tudo ou nada
Dérek Bittencourt
Thiago Silva
09/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Vale muito mais que três pontos. Está em jogo a sobrevida no Campeonato Paulista. O clássico entre São Bernardo e Santo André, hoje (16h), no Estádio 1º de Maio, pode praticamente definir o rebaixamento do perdedor (depende de combinação matemática com o complemento da rodada, amanhã), enquanto o vencedor respira momentaneamente aliviado. Por outro lado, o empate pode aproximar ambos da degola. Assim, o duelo entre batateiros e ceboleiros tem caráter de decisão.

De um lado, o misterioso Tigre, que buscou nova toca em Embu Guaçu desde quarta-feira para se esconder dos olheiros e fugir da pressão causada pela goleada de 6 a 1 imposta pelo São Caetano na rodada anterior. De outro, o oscilante Ramalhão, que perdeu grande chance em casa diante do Grêmio Prudente, mandou dois jogadores embora (Allan e Adriano Louzada), recuperou as esperanças com a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil e vai à casa do rival sabedor da obrigatoriedade da vitória.

"O resultado diante do São Caetano foi bem frustrante. Mas precisamos levantar a cabeça e entrar mais atentos diante do Santo André porque somente a vitória interessa", afirmou o atacante Danielzinho.

No lado andreense, o discurso é semelhante. "É um jogo-chave. Não podemos nem pensar em empate, porque senão o campeonato praticamente acaba para a gente. Como temos condições de sair (da zona de rebaixamento), é uma decisão", disse o lateral-esquerdo Dênis. "Temos de levar a motivação levantada com essa vitória (sobre o Sampaio Correa), mas o time não pode se acomodar como contra o Prudente. É um jogo único, de seis pontos. Se vencer, vamos adiante", emendou o técnico Sandro Gaúcho.

Segundo o técnico Estevam Soares, a semana do Tigre foi dividida em três pontos. "Primeiro tivemos de colocar a casa em ordem, tranquilizando o elenco depois do acidente que aconteceu no sábado. Depois aparamos algumas arestas e, por fim, arrumamos a equipe", explicou o comandante, que tem todos os jogadores à disposição. Como na semana passada, ele escondeu a escalação do adversário. O meia Júnior Xuxa, vetado diante do São Caetano, deve retornar ao time, assim como o volante Lucas, que estava suspenso.

O Ramalhão também não tem desfalques para o confronto e o volante Magno volta ao time após cumprir suspensão contra o Prudente. Sandro Gaúcho deve repetir a escalação titular da partida contra o Sampaio Correa. Independentemente de quem vai a campo, o treinador exige comprometimento, garra e vontade.

"Vivemos uma decisão na Copa do Brasil e vencemos por 1 a 0, que era suficiente. O time não mostrou grande futebol, mas foi determinado. Não podemos dar 100%. Tem de ser mais, 120%, 130%. A equipe sabe o que precisa, que não tem outro jogo, que se vencer pode sair dessa situação. Então acredito no grupo e na força que a gente tem", afirmou o técnico andreense.

E num confronto entre dois santos, vale apelar à fé. "Sou evangélico. Sempre acredito na palavra e na confiança, isso é muito importante. Mas temos também de fazer a nossa parte dentro de campo, porque não adianta apenas pedir a Deus", concluiu Sandro Gaúcho.

Volante Dirceu reencontra ex-equipe

O derby vai colocar o volante Dirceu, do São Bernardo, em situação inédita e, ao menos, embaraçosa. O jogador defendeu o Santo André em duas oportunidades - 2004 e 2008 - e vai enfrentar o hoje rival pela primeira vez.

"O Santo André é uma equipe importante para mim porque abriu as portas duas vezes. A primeira em 2004, quando ganhei o título da Copa do Brasil. Depois, quando voltei de Israel, acertei com o Ramalhão e conseguimos o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro", lembrou o jogador. "Tenho carinho e respeito pelo Santo André, mas hoje defendo as cores do São Bernardo, clube que também me trata muito bem. Estamos em situação complicada e precisamos da vitória nesta partida para ficarmos em condições melhores para a última rodada", destacou.

Um dos cobradores de pênalti do Tigre, Dirceu garantiu que vai comemorar caso marque hoje, mesmo que o gol possa rebaixar o Ramalhão. "Vou festejar muito porque o São Bernardo merece, independentemente do adversário", afirmou o volante, que brincou com o ex-companheiro. "Se eu marcar, depois mando recado para o Sandro Gaúcho (técnico do Santo André). Ele já está rico e eu tenho bebê para cuidar", finalizou. TS

Diretoria e comissão técnica cobram atitude dos experientes

Quando a temporada 2011 iniciou e o Santo André teve o elenco 75% reformulado, com a chegada de diversos atletas jovens ou sem experiência no Campeonato Paulista, o goleiro Neneca sabia que teria de assumir papel de líder do grupo. Com a chegada do zagueiro Anderson e do atacante Luciano Fonseca, teve como repartir essa responsabilidade. Porém, a diretoria andreense e o técnico Sandro Gaúcho pedem mais ação dos jogadores mais experientes do elenco.

"Eles têm de chamar a responsabilidade, porque clássico pesa", afirmou o treinador. "Da nossa parte, estamos cobrando. Está faltando entre eles. Principalmente os jogadores com mais experiência pouco cobram dentro e fora de campo", emendou o diretor de futebol do clube, Juraci Catarino.

Neneca, por sua vez, disse que faz seu papel não apenas debaixo das traves como também na orientação aos companheiros. "A gente procura pensar positivo, coisas boas, e orientar sobre a importância do resultado não só para nós como também para o Santo André, que é um clube que admiro e respeito", afirmou o goleiro, que também fez sua cobrança. "Nós da defesa temos procurado conversar bastante para evitar tomar gols, mas também precisamos fazer, porque com certeza dessa forma dá mais tranquilidade lá atrás."

Segundo o lateral-esquerdo Dênis, o fato de o clube viver o ambiente do rebaixamento desde o ano passado (caiu para a Série C do Brasileiro) é prejudicial e acaba influenciando a todos. "É um campeonato diferente, mas é ruim trabalhar assim desde o ano passado. Não tivemos tempo para trabalhar tranquilos. É sempre uma decisão atrás da outra", comentou.

CARAVANA

Aos andreenses que forem ao jogo de hoje, contra o São Bernardo, no 1º de Maio, haverá ônibus gratuitos deixando o Estádio Bruno Daniel às 13h30. Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). DB

Time ignora goleada sofrida pelo rival

A goleada sofrida pelo São Bernardo (6 a 1), na última rodada, para o São Caetano, não foi explorada pelos jogadores do Santo André ou pelo técnico Sandro Gaúcho. Ao menos nas entrevistas, quando todos preferiram manter as aparências e desconsiderar o fato.

"Cada jogo tem uma história. Clássico a gente sempre quer vencer. E eles não vão querer perder outro", afirmou o lateral-esquerdo Dênis. "Tem os dois lados da moeda. O ruim porque com certeza eles estão se cobrando devido ao resultado. Porém, precisam da vitória", emendou Neneca.

Sobre a postura adversária de se refugiar em Embu Guaçu, Sandro Gaúcho minimizou. "A gente conhece o time deles como eles conhecem o nosso. Mas eles têm essa estratégia e acham importante, assim como nós ficamos por aqui. É um clássico e envolve muita coisa e detalhes podem fazer a diferença." DB

Psicóloga diz que Tigre é muito instável

A psicóloga Suzy Fleury chegou ao São Bernardo com a missão de convencer os jogadores de que eles poderiam levar o time às quartas de final do Paulistão. Mas, 42 dias depois, ela trabalha com o elenco para fugir do rebaixamento.

"Desde quando comecei o trabalho, o time sempre foi instável. Ora vence ora perde e não consegue manter uma sequência. Então temos que alcançar essa estabilidade, que ainda não ocorreu", explicou Suzy Fleury.

Desde quando foi apresentada, às vésperas da partida contra o Santos, pela décima rodada, o Tigre ganhou somente dois jogos, empatou um e perdeu outros cinco. Para piorar, a equipe caiu visivelmente de produção e foi derrotada nas últimas três rodadas, incluindo o vergonhoso 6 a 1 para o São Caetano, sábado. "Lógico que a gente não espera sofrer uma goleada dessa, mas faz parte do futebol. Não temos como voltar atrás e nem ficar chorando o leite derramado, mas corrigir o que aconteceu. Lógico que não é simples assim, mas precisamos reagir", destacou.

Segundo Suzy Fleury, a partida diante do Santo André será complicada pelo momento do time. "Quando chega a reta final, tudo vai ficando mais tenso e o time precisa ter controle para reagir", afirmou.

A psicóloga, no entanto, preferiu não falar se o elenco se recuperou totalmente após o revés para o Azulão. "Teremos a resposta somente amanhã (hoje) dentro de campo. Nos últimos jogos, a equipe estava bem preparada e os resultados não aconteceram. Nosso trabalho é avaliado durante os 90 minutos do jogo", apontou. "Mas é sempre bom lembrar que temos outras variáveis, como arbitragem, adversário, cansaço entre outros. Tudo vai interagir. Espero que o time jogue bem porque agora é só torcer", disse. TS

Elionar Bombinha pede atenção no início do clássico

O atacante Elionar Bombinha pediu mais atenção ao São Bernardo, principalmente no início da partida diante do Santo André. Segundo o jogador, o time começa os duelos desatento, o que prejudica no decorrer dos confrontos. Das dez derrotas do Tigre no Campeonato Paulista, a equipe levou gol antes dos 25 minutos em seis delas.

"Precisamos ter mais atenção porque quando levamos esses gols no início do confronto fica mais complicado buscar depois. Os adversários se fecham e a gente acaba entrando em desespero para empatar. Isso tem acontecido muito e precisamos ter mais cuidado", explicou o atacante, artilheiro do time com quatro gols.

Para o jogador, o São Bernardo precisa estar focado para o confronto para evitar os deslizes dos últimos jogos. "Temos de começar as partidas com consciência e nos manter com o pensamento somente na partida e desistir somente quando o confronto acabar, porque essa partida será decisiva para nós", afirmou Bombinha, que elogiou o elenco. "Nosso grupo tem bons jogadores e condições para vencer o Santo André", completou. TS




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;