Internacional Titulo
Jachim Tachi promete proteger todas as minorias em Kosovo
Por Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 09:48
Compartilhar notícia


O dirigente político do Exército de Libertaçao de Kosovo (UCK), Jachim Tachi, se comprometeu a proteger os direitos de todas as minorias em Kosovo, numa entrevista telefônica com o presidente dos EUA, Bill Clinton, anunciou esta segunda-feira um porta-voz da Casa Branca.

Segundo o porta-voz, Michael Hammer, o presidente dos EUA contactou o líder do UCK durante a noite de domingo para segunda-feira, pouco depois da assinatura do acordo de desmilitarizaçao do UCK, nos arredores de Pristina, entre Tachi e o comandante da Força de Paz Internacional em Kosovo (KFOR), general Michael Jackson.

Segundo Hammer, durante a entrevista, Tachi ``se comprometeu a proteger os direitos de todas as minorias e afirmou que tem uma visao parecida com a de Clinton sobre Kosovo: um governo autônomo, atuando segundo os princípios democráticos e protegendo os direitos humanos'.

Clinton destacou que é ``importante que o acordo tenha sido firmado no mesmo dia em que as forças sérvias terminavam sua retirada de Kosovo'. Ele qualificou este acordo de ``etapa importante e afirmou que atuaria em relaçao estreita com o povo kosovar, em favor de uma verdadeira autonomia', disse o porta-voz.

Um dia depois da cúpula do G-8 (os sete principais países industrializados e Rússia) em Colônia, Bill Clinton e o chanceler alemao, Gerhard Schroeder, cujo país ocupa a presidência rotativa da Uniao Européia (UE), inauguraram esta segunda-feira, em Bonn, uma cúpula UE/Estados Unidos, centrada na reconstruçao dos Bálcaes e suas diferenças comerciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;