Diarinho Titulo Versos
Mente aberta para poesias
Por Bruna de Grande
Especial para o Diário
15/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Os versos e brincadeiras da poesia são bem antigos. É uma linguagem que nasceu em meio à liberdade de pensamentos do ser humano e que pode ser encontrado em livros, músicas, filmes e outros tantas artes diferentes de artes. Querendo ou não, é um tipo de escrita cujo espaço já está marcado nas nossas vidas. 

A poesia tem importância especial para cada um que a realiza, pois é criado um grande vínculo entre o escritor e a obra. Além disso, é um modo de os poetas se comunicarem diretamente com as emoções que, muitas vezes, são deixadas de lado no dia a dia.

Tammy Caram Sabatibe, 12 anos, de Santo André, faz e curte poesias desde quando aprendeu a escrever. “Amo minhas poesias. Me sinto muito relaxada ao escrever”, destaca a garota, que deixa claro a modalidade favorita: “É sobre amor que eu mais gosto de falar”.

Fazer poesia exige concentração e inspiração. “Primeiro penso no que quero passar, depois me imagino na história”, conta Tammy sobre o seu modo de escrever. Para ela, o maior desafio é escolher as palavras certas. Mas a menina acredita que a prática ajuda tanto na vida pessoal quanto nos estudos.

O estilo pode estar presente nas escolas também. Maria Júlia Chiachiri Ravelli, 11 anos,de Santo André, já teve aula sobre poesia e curtiu a experiência. “A professora falou para fazermos quatro linhas, mas eu gostei tanto, que me empolguei e fiz seis.” 

A poesia da garota falava sobre acontecimentos da vida que envolvem felicidade, amor, paz e brincadeiras. A atividade foi tão bacana para Maria que ela pretende escrever mais futuramente.

Para desenvolver uma poesia é preciso deixar o medo das próprias emoções de lado. Além de que, vale a pena ler e se inspirar em obras de bons poetas. O que não faltam são temas e a liberdade para pensar.

Poucos conhecem diferenças entre poemas e poesias

Poesia e poema são termos muito parecidos, mas existem algumas diferenças entre eles. É importante estar atento para perceber certas características presentes em cada um.

O poema fica mais ligado a um formato existente na hora de montar um texto. Ele precisa estar adequado à estrutura poética, com versos, rimas, métrica (uma espécie de medida de cada verso), entre outros elementos necessários dentro do texto.

Já a poesia está ligada aos sentimentos e emoções. Ela engloba outras formas de expressões, além da escrita, pois, por ser mais ampla, também pode estar presente em paisagens e objetos. 

Portanto, é possível dizer que o poema também seja poesia, mas nem toda poesia se encaixa na definição de poema.

Datas brasileira e internacional servem para celebrar

Datas que lembram as pessoas sobre a poesia fazem a diferença e devem ser celebradas. Sábado (21) é considerado o Dia Mundial da Poesia. O objetivo do dia, criado em 1999 pelo Unesco (organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura), é estimular a leitura e a escrita, além de celebrar e incentivar a produção dessa arte em todo o mundo. 

No Brasil, a celebração tem data diferente. O Dia Nacional da Poesia foi comemorado ontem (14) e sua escolha não ocorreu à toa. Trata-se de homenagem ao nascimento do poeta baiano Castro Alves, em 14 de março de 1874. 

Considerado um dos maiores nomes do estilo no País, ele foi um grande poeta da terceira geração romântica do Brasil, período onde assuntos sociais faziam parte da maioria dos textos. Nas obras, o poeta expressava o quanto achava errado certas atitudes das pessoas na sociedade da época. Uma das práticas que ele mais criticava era a escravidão e, em 1863, publicou o livro A Primavera, seu primeiro em que lida com o assunto. Além de falar de problemas sociais, ele também já escreveu sobre amor. Na maioria das vezes, os textos descreviam a beleza do corpo das mulheres.

Castro Alves morreu no dia 6 de julho de 1871, por causa de uma pneumonia (infecção nos pulmões). Além dele, existem vários outros poetas consagrados no Brasil, como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Olavo Bilac e Gonçalves Dias.

Consultoria de César Obeid – Escritor,educador e contador de histórias




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;