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Eixo Tamanduatehy: ligaçoes urbanas
Por José Carlos Pegorim
Da Redaçao 
13/04/1999 | 00:27
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O trabalho do arquiteto espanhol Eduardo Leira sobre o corredor metropolitano do Tamanduateí tem como base um conjunto de condiçoes que irao tirar Santo André e o Grande ABC da esfera de periferia da metrópole.

Ele discute a necessidade de ampliar as condiçoes de acesso à regiao e identifica na Cidade Pirelli o núcleo do megaprojeto capaz de funcionar como o "motor de transformaçao" - tanto simbólico como político - desencadeador de uma nova centralidade metropolitana.  

As propostas, entretanto, nao se concentram sobre a avenida dos Estados, mas se debruçam sobre o Grande ABC como um todo. Têm pouco a dizer sobre a paisagem e muito a respeito dos modelos urbanos.  

Leira trata a Grande Sao Paulo como uma metrópole policêntrica - o Centro Velho, o sistema Paulista-Pinheiros, a recente expansao para a avenida Luís Carlos Berrini, no Itaim-Bibi. O eixo avenida dos Estados/ferrovia também é proposto como um novo centro para a metrópole.  

O projeto sugere uma série de obras estratégicas de porte regional. No total, apresenta cinco "açoes estruturantes" - obras de grande porte para a constituiçao de uma verdadeira rede intermodal (acessos viários, ferrovia e mesmo um aeroporto exclusivo para cargas), e cinco "operaçoes estratégicas de desenvolvimento urbano" - redesenho de áreas da cidade para dar apoio a novas atividades típicas do setor terciário. 

Diagonal ABC - Entre as açoes propostas, a Diagonal ABC, uma rodovia de 25 km cortando a regiao, é a mais significativa. Ela ligaria a Imigrantes, na divisa de Diadema com Sao Bernardo, e a Anchieta, com a avenida dos Estados (divisa de Santo André com Mauá) à estrada do Pêssego, na Zona Leste da capital, facilitando o acesso do Grande ABC ao aeroporto de Guarulhos.   

Com um custo estimado em US$ 200 milhoes (40% em desapropriaçoes), seria uma ligaçao interna conectando as três radiais com um tráfego de 60 mil veículos por dia, segundo o projeto. Fisicamente, a ligaçao com a avenida dos Estados é a "porta metropolitana da nova centralidade", atraindo, para o seu eixo, o novo parque industrial da regiao. Seria, entao, muito mais interna do que o rodoanel metropolitano, cujo papel é conduzir o tráfego pesado por fora do centro industrial. 

Malha ferroviária - A Diagonal ABC teria sua funçao amplificada pela reestruturaçao do sistema ferroviário que corta a regiao - ao longo do qual vao surgindo os vazios urbanos provocados pela desindustrializaçao. O estudo da equipe chefiada por Leira sugere a criaçao de uma rota alternativa para o transporte de carga e a conversao da linha ferroviária mista que corta o centro urbano numa linha exclusiva de passageiros com características de metrô de superfície.   

Liberada do transporte de carga, a linha urbana teria de se conectar com o sistema de metrô da capital e deixar os trilhos à margem do Tamanduateí para ligar os pontos nevrálgicos da cidade. Teria de ser, na visao de Leira, um transporte altamente qualificado, confortável, capaz de competir com o automóvel individual e servir como opçao real a quem nao quer enfrentar os engarrafamentos.  

O projeto lança a idéia de um aeroporto de cargas - uma vantagem estratégica, na visao dos consultores de Madri, para uma regiao que pretende atrair indústrias de ponta e se constituir como pólo tecnológico.  Centralidade nova - Leira, finalmente, sugere a construçao do "motor da transformaçao": um empreendimento de grande porte - no mínimo 500 mil m² - reunindo prédios de escritórios, áreas de lazer, comércio e residências. É um projeto monumental, que, uma vez iniciado, seria capaz de convencer governo e iniciativa privada da viabilidade de todo o projeto.

O núcleo do motor aproveita o projeto Cidade Pirelli. Integrados ao conjunto, estariam também Wall Mart, Global Shopping e uma estaçao de trem nova.  O projeto cria uma avenida sobre a ferrovia, estruturando e marcando o limite do conjunto pelo lado Sul. Pelo lado Norte, o limite é a avenida dos Estados.

A área interior é um grande parque de edifícios. Um prédio ponte liga dois centros comerciais e a estaçao de trem. Uma avenida diagonal liga o lado Sul à avenida dos Estados e a um viaduto dá acesso ao outro lado do rio.




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