Memória Titulo Memória
Mudam os salões, arrefece a Folia: é a transição

O Carnaval de Santo André se limita a bailes nos clubes...

Por Ademir Medici
18/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


"O Carnaval de Santo André se limita a bailes nos clubes: Rhodia, com salão na Rua Coronel Oliveira Lima; Corinthians Paulista, com subsede na Sociedade Italiana (Rua Senador Flaquer); Corinthians, com sede na Rua Dona Gertrudes de Lima; Palmeiras FC, com sede em Santa Terezinha; Bangu, com sede no Parquinho; e Primeiro de Maio, com sede na Oliveira Lima. Também promove Carnaval o Cine Roxy, do Parque das Nações.”

Cf. O São Bernardo, fevereiro de 1945.

“As máscaras, geralmente, tinham maçãs agudas. A boca parecia uma navalhada. Eram pintadas de cores cruas. A expressão parecia de contentamento, incomodativamente, imóvel, não passava de um repuxamento de músculos, um simulacro de sorriso. Sorriso de agiota que recebe os dez por cento, sorriso de quem agradece as palmas. Mas os seus olhos eram feitos de sombra, infinitamente tristes.”

Cf. O Estado de S. Paulo, 6-2-1945.

A Quarta-feira de Cinzas amanhecia com os foliões deixando os salões. Dos pequenos espaços da primeira metade do século passado – os das sociedades italianas e clubes como os da Rhodia, São Bernardo, São Caetano, Industrial e Ribeirão Pires – aos grandes salões erigidos dos anos 1960 para a frente.

Quando chegamos a 1985, vivia-se o início da transição. Nem todos os grandes clubes promoviam bailes noturnos de Carnaval. Salões menores ainda resistiam, como o do Estádio Ítalo Setti, em São Bernardo – hoje ocupado por igreja, na Rua Marechal Deodoro – ou o do Cerâmica, em São Caetano, que desapareceria com o fechamento da fábrica. Ainda eram ricos os bailes do Clube Atlético Aramaçan e do São Caetano Esporte Clube, em suas casas maiores.

O Aramaçan deixara a sede da Rua Coronel Alfredo Flaquer e instalara-se no espaço do antigo lago da Vila América; o São Caetano afastara-se da Rua Perrella em direção à Rua Ceará, agora correndo o sério risco das enchentes.

As mudanças continuariam a ocorrer nos anos seguintes, como veremos nos próximos carnavais.

Cidades Paulistas

- Hoje é o aniversário de Bady Bassitt, Cajamar, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Embu das Artes, Itapevi, Luiziânia, Pardinho, Peruíbe, Sagres, Salmourão, Sarutaiá e Taguaí.

- A história de Peruíbe é contemporânea à história da Vila de Santo André da Borda do Campo e está ligada à Capitania de São Vicente e aos nomes de Martin Afonso de Souza, do padre Leonardo Nunes e do Padre José de Anchieta.

Diário há 30 anos

Domingo, 17 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5752

Profissão – Técnicos industriais e agrícolas ganham regulamentação. E fazem planos.

- Próximo passo, o sindicato.

- As boas-vindas do ex-presidente do Crea, Ismael Brustein.

Café – Do plantio ao balcão quem lucra é o especulador. Reportagem: Antonio Catelani.

- O rock estimulando o consumo interno?

- IBC (Instituto Brasileiro do Café), vilão ou mocinho?

- Hábitos poderão sofrer alteração.

Carnaval 1985 – Escolas e blocos ganham as avenidas hoje em Santo André, São Bernardo e Mauá.

Em 18 de fevereiro de...

1860 – Nasce, na Itália, Luiza Cita (Gerbelli), imigrante italiana estabelecida no Núcleo Colonial de São Bernardo, onde faleceu.

1900 – Nasce, em São Caetano, André Arthemio Lorenzini, presidente da Associação Comercial e Industrial de sua cidade e vereador em Santo André e São Caetano.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: ‘Aeroplanos franceses e ingleses lançam bombas sobre Zeebruge, Ostende, Midlekerke e Ghistelles’.

1935 – Criadas sete escolas municipais na região, então município de São Bernardo, cinco diurnas e duas noturnas, estas para adultos, operários, todas de curso primário de alfabetização.

1970 – Vereador Omar Donato Bassani solicita à empresa São Bernardo a Ribeirão Pires que os seus coletivos passem pelas ruas centrais do Distrito de Riacho Grande.

1975 – Entram em greve os lixeiros de São Caetano.

2000 – Inaugurada a Delegacia da Mulher em Diadema.

Santos do dia

- Flaviano. Eleito patriarca de Constantinopla, à época capital do império romano (ano 446). Morto em 18-2-449.

- Bernardete Soubirous (França, 1844-1879)

- Cláudio

- Heládio

- Simeão ou Simão

- Bv. João de Fiésole 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;