Internacional Titulo
Papa chega ao México para falar contra a riqueza fácil
Do Diário do Grande ABC
20/01/1999 | 11:53
Compartilhar notícia


Em sua visita ao México, o papa Joao Paulo II vai fazer um chamado a todos os países das Américas para que combatam a pobreza, a marginalizaçao e o "fascínio pela riqueza fácil". Joao Paulo II chega num momento em que se discute, no México, a comercializaçao da imagem do sumo pontífice.

O quase octagenário papa vai desembarcar na sexta-feira no México pela quarta vez, proveniente de Roma. O México é um país com 90 milhoes de católicos, onde os contrastes entre ricos e miseráveis sao represem bem a situaçao da América Latina.

O Papa vai ficar durante cinco dias na capital, onde um dia existiu o império Asteca, destruído pelos conquistadores espanhóis, em nome da civilizaçao e da religiao católica. Por três dias, serao realizadas grandes missas campais, nas quais a Igreja acredita poder reunir um milhao de fiéis. Uma missa na Basílica de Guadalupe no sábado, outra no autódromo da cidade do México no domingo, e um encontro com representantes de todas as geraçoes na segunda-feira no estádio Azteca, sao os encontros previstos na agenda.

Mas o ponto forte será a exortaçao apostólica prevista para o próprio dia da chegada, na sexta-feira, na sede da Nunciatura Católica, documento que retomará o balanço do sínodo de arcebispos do continente. O sumo pontífice insistirá, como informa o documento dos arcebispos, "nas amargas dificuldades" que afetam os jovens, fará referências aos filhos das ruas, que nas Américas se contam aos milhoes, e procurará demonstrar a consternaçao pelo crescente abismo que separa ricos e pobres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;