Setecidades Titulo Maus-tratos
Agentes da Fundação Casa são acusados de maus-tratos

Defensoria e MP solicitam afastamento de
funcionários de unidades de São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Funcionários das duas unidades da Fundação Casa de São Bernardo são acusados de cometer maus-tratos contra adolescentes internados nos centros socioeducativos. Por esse motivo, a Defensoria Pública e o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) ingressaram na semana passada com ação civil pública conjunta solicitando afastamento de 11 agentes de apoio. O documento informa que as agressões físicas e psicológicas acontecem desde janeiro do ano passado e que os crimes constam em inquérito que tramita na 14ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do município.

A Defensoria ouviu, entre os dias 11 e 18 de novembro, 64 adolescentes internados na unidade Casa 2. Os menores teriam relatado que sofrem agressões físicas praticadas pelos agentes, como socos, chutes e cabeçadas, além de ofensas verbais e ameaças de transferência para centros distantes ou de permanência obrigatória no dormitório por longos períodos.

Após as sessões de espancamento, os internos afirmaram que são obrigados a permanecer por pelo menos meia hora sob ducha fria para que sejam minimizados os sinais da violência, como hematomas e escoriações. Segundo os rapazes, as torturas foram intensificadas depois de rebelião ocorrida em setembro e que resultou na fuga de 19 pessoas.

Já na unidade Casa 1, os defensores apuraram que, no dia 28 de setembro, grupo de adolescentes teria se negado a cumprir regras disciplinares e, por isso, levou socos, chutes e pisões na cabeça. O documento acrescenta que, após as denúncias, conselheiros tutelares visitaram o local e verificaram que sete jovens estavam feridos, sendo que um ainda tinha sangramento na cabeça e nenhum deles havia recebido atendimento médico.

Na ação, ajuizada em face do governo do Estado, da Fundação Casa e dos agentes envolvidos, é solicitada a concessão de medida liminar para obrigar o afastamento dos funcionários, além da cobrança de multa em caso de descumprimento da ordem judicial. Também é pedido o pagamento de danos morais aos adolescentes agredidos.

A Fundação Casa foi procurada pelo Diário para comentar as denúncias, mas informou que ainda não foi notificada oficialmente e que, por isso, não se pronunciaria.

AVANÇO

O advogado Ariel de Castro Alves, coordenador da Comissão da Infância e Juventude da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo e integrante do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), elogia o fato de a Defensoria e o MP terem ingressado com ação de forma conjunta. “Isso demonstra que as denúncias foram apuradas por duas instituições de grande credibilidade, com o apoio do Conselho Tutelar.”

Para ele, a direção da Fundação Casa deveria afastar os agentes imediatamente, independentemente da decisão judicial. “É incompatível que eles continuem trabalhando com os adolescentes, já que representam riscos à integridade física deles e de testemunhas.”

O especialista acrescenta que “a tortura é considerada crime hediondo e pode gerar a perda do cargo ou função pública, além de prisão por até oito anos. Os diretores de unidades que se omitem diante desses casos também podem responder por esse crime”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;