Setecidades Titulo Meio ambiente
Ecovias lança e-book sobre aves típicas da Serra do Mar

Aplicativo para celular reproduz imagens e sons de 40 espécies nativas da Mata Atlântica

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Ecovias, concessionária responsável pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), lançou neste mês aplicativo para smartphones com catálogo de 40 espécies de aves nativas da Mata Atlântica que tem a Serra do Mar como habitat. O e-book apresenta imagens, vídeos e áudios de cada um dos pássaros pesquisados. A produção do programa demorou cerca de três meses para ser concluída e o investimento aplicado foi de R$ 50 mil. O levantamento da fauna foi feito pelo Instituto IPBio.

Na opinião de Marcelo Danelucci, analista de sustentabilidade da Ecovias, a importância do aplicativo é conscientizar os usuários do SAI sobre a biodiversidade existente na Serra do Mar. “A Ecovias corta um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica do País. Então, é fundamental alertar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente”, comenta.

Entre as espécies apresentadas, algumas estão ameaçadas de extinção e outras são endêmicas, ou seja, só existem na Serra do Mar. O surucuá-grande-de-barriga-amarela chama a atenção pela beleza, assim como o tucano-de-bico-verde. Fãs de desenho animado irão se divertir com o pica-pau-de-cabeça-amarela. Outros pássaros são mais comuns pela região, como o sabiá-laranjeira e o beija-flor.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível nas plataformas Android e iOS. De acordo com Danelucci, cerca de 1.600 pessoas já haviam feito download do programa até o fim da semana passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;