Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
A vila começa a mudar

Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, documenta o vale do Ribeirão dos Meninos e os seus primeiros problemas ambientais

Por Ademir Medici
23/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


De lambreta, Beltran escalou o morro da Vila Gonçalves e perpetuou o eixo da Rua Américo Brasiliense: não havia Avenida Faria Lima, havia muitas fábricas de móveis, não havia prédios, os morros ao fundo eram livres. E este é o lado positivo.

Beltran desce a Rua Olavo Gonçalves e completa pauta fotografando o Ribeirão dos Meninos, que os antigos ainda chamam de Rio dos Couros. Flagra as primeiras ocupações das margens e o esgoto jogado in natura nas águas outrora límpidas. E este é o lado negativo de uma cidade de São Bernardo ainda chamada de Vila.

– Vamos à Vila? – diziam os moradores dos bairros ainda em formação: Assunção, dos Casa, Baeta Neves, Ferrazópolis, Pauliceia, Riacho Grande, Rudge Ramos, Santa Terezinha, Vila São José, Vila do Tanque.

O rio e a cidade formam na sequência da Semana São Bernardo 2019. Em especial esta foto de uma parte do Centro de São Bernardo permite observar:

1- O Hospital Padre Anchieta. 

2 – A Fábrica de Móveis Irmãos Miele

3 – O gabinete do prefeito

4 – Correndo horizontal, a Rua Marechal Deodoro

5 – Idem a Rua Alferes Bonilha.

Fiquem à vontade para decifrar outros pontos da Vila que se transformava, senhores e senhoras são-bernardenses.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 23 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7151

Manchete – Sumiço de 3 milhões de cruzados novos envolve Collor 

Empresas – CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) aumenta em 350% seu lucro líquido.

Santo André – Prefeitura vai transformar as ruas Elisa Flaquer, Primeiro de Maio e Monte Casseros em mais três calçadões, seguindo o exemplo da Coronel Oliveira Lima.

De Rodas Para o Ar – A Kombi desviou de um monte de areia na Avenida dos Estados, em São Caetano, e chocou-se com um caminhão, sendo jogada dentro do Tamanduateí. O acidente não teve vítimas, mas rendeu uma bela foto de primeira página.

Em 23 de agosto de...

1919 – Repercute o crime do casal Quaglia, na Estrada Velha do Mar, em São Bernardo. Os jornais abrem grandes espaços, focalizando as vítimas: os italianos Ignacio Quaglia e Regina Rustichelli. E destacam como principal suspeito o funcionário do restaurante Adriano de Almeida, que estava foragido. Nome do restaurante: ‘Asti in Brasile’.

1974 – Instalado o Fórum Ministro Raphael de Barros Monteiro, em Santo André.

Hoje

- Dia dos Artistas

- Dia do Aviador Naval

- Dia da Intendência da Aeronáutica

Santos do dia

- Tiago de Bevagna

- Zaqueu

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 23 de agosto:

- No Pará, Almeirim

- Em Minas Gerais, Iturama, Matozinhos e Mendes Pimentel

- No Ceará, Pentecoste e Senador Sá

- Em Alagoas, Santa Luzia do Norte

Fonte: IBGE. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.