Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Sua Saúde
>
COLUNA
Alimentos antitumorais
Por Leo Kahn
26/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Alimentos do grupo funcionais que geram benefícios na reação do organismo contra a doença, trabalhos recentes apontam que a associação desse tipo de alimentos com o tratamento do câncer pode contribuir com a melhora e diminuindo o índice de mortalidade.

A dieta saudável é baseada em frutas, legumes e verduras, com maior dose de fibras e carboidratos complexos e menor ingestão de carboidratos refinados como a farinha branca e o açúcar refinado.

Outros benefícios:

- Melhora o transito intestinal
- Aumenta a imunidade
- Diminui a dor óssea e neuropática
- Previne a angiogênese
- Hepatoprotetor
- Favorece o metabolismo das gorduras
- Antivirais
- Antitrombóticos
- Antioxidante
- Anti-inflamatório
- Prevenção de diabetes, Alzheimer e Parkinson

Saiba Mais:
Dietas com alimentos ricos em fibras são responsáveis por uma redução de 15% a 18% no número de mortes por câncer.

Cores dos alimentos:
- Brancos e amarelos - ricos em cálcio, potássio, vitamina C, ácido málico, bromelina e outras substâncias. Possuem efeito anti-inflamatório e antialérgico, propriedades antibióticas e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o LDL colesterol. (O ácido málico auxilia na redução da fadiga provocada pela quimioterapia).
- Laranjas - possuem carotenoides que são antioxidantes e favorecem o metabolismo das gorduras, ajudam no funcionamento dos glóbulos brancos, fundamentais para um sistema imunológico saudável. (A curcumina, princípio ativo do açafrão, tem sido extensivamente investigada no tratamento de uma grande variedade de cânceres).
- Vermelhos - conta com vitaminas A, C e as do complexo B, além de sais minerais, como magnésio e cobre. Também chamados de alimentos quimioprotetores, atuando como fatores de proteção do corpo.
- Roxos - Fontes de vitamina B1 e flavonoides, ricas em ácido elágico e quercetina, que neutralizam as substâncias cancerígenas antes mesmo de elas atingirem os nossos códigos genéticos. 
- Verdes - contêm micronutrientes valiosos como ferro, fósforo, clorofila, vitamina A e outras.
- Marrons – Possuem selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B( vitais na prevenção doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.