Economia Titulo Cúpula
Mercado único é motor para recuperação, dizem líderes da UE
Por
02/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Garantir que bens e serviços possam circular livremente dentro da UE (União Européia) é a melhor maneira de estimular o crescimento econômico, afirmaram domingo líderes do bloco europeu. Líderes dos 27 países membros da UE participaram de uma cúpula em Bruxelas para declarar sua determinação em interromper uma guinada para o nacionalismo econômico e discutir meios de ajudar novos membros do bloco do Leste Europeu que estão sofrendo com uma forte perda de capital nas últimas semanas.

Segundo o esboço do comunicado final da cúpula, ao qual a agência Dow Jones teve acesso, os líderes dirão que preservar o mercado único europeu é a chave para seus planos de recuperação econômica. Eles irão se comprometer em "colocar novamente a economia real nos trilhos fazendo o máximo uso possível de seu mercado único, que é o motor para a recuperação".

O comunicado também irá afirmar que a restauração de fluxos de crédito é crucial se pacotes de estímulo fiscal anunciados por vários países da UE quiseram impulsionar a demanda e ajudar na recuperação econômica. Os líderes "reconheceram que desbloquear canais de crédito é fundamental para a efetividade dos estímulos fiscais", diz o esboço.

Países da UE precisam "garantir, no longo prazo, a sustentabilidade das finanças públicas dentro das determinações do Pacto de Estabilidade e Crescimento", afirma o documento, em referência às regras de orçamento do bloco.

A UE também deve recorrer a todos os fundos sua disposição para compensar perdas de emprego, e a Comissão Européia deve usar seus programas multibilionários de assistência, conhecidos como Fundo Social Europeu e Fundo de Ajuste à Globalização.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou domingo que a Alemanha e a UE estão prontas para ajudar países em dificuldade. "A situação é muito diferente entre as economias européias. Não podemos comparar, por exemplo, a Eslováquia e a Eslovênia com a Hungria, país que já estamos ajudando. E ajudaremos ainda mais, principalmente através de instituições internacionais", disse ela, acrescentando que não vê necessidade de medidas especiais para ajudar países do Leste Europeu.

Sistema financeiro global precisa de novas regras, diz Brown

O mundo precisa de novas regras para o sistema financeiro a fim de evitar futuras crises econômicas, e de obter baixas taxas de juros e estímulos fiscais contínuos para enfrentar a crise atual, afirmou domingo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Falando a repórteres após um encontro de líderes da UE (União Européia), Brown pediu "um novo acordo global" para reduzir os riscos no sistema financeiro. "Precisaremos de uma supervisão além das fronteiras sobre as instituições financeiras", disse.

Líderes da UE também concordaram sobre a necessidade de dobrar o fundo de empréstimo do FMI (Fundo Monetário Internacional) para US$ 500 bilhões, de acordo com Brown. Levantar barreiras comerciais e outras formas de protecionismo é a "estrada para a ruína", disse ele, que pediu a países da UE que sigam regras estatais de ajuda quando derem apoio financeiro às empresas automotivas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;