Setecidades Titulo Trânsito
Rua João Pessoa terá
3ª faixa próximo à GM

Trecho de cerca de 400 metros será alargado; via de São
Caetano é tomada por caminhões que servem montadora

Por Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
13/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano vai alargar trecho de cerca de 400 metros da Rua João Pessoa, bairro Santa Paula, para tentar solucionar o recorrente problema do tráfego carregado causado pela entrada e saída de caminhões do portão oito da GM (General Motors).

A via de sentido duplo vai ganhar terceira faixa no sentido Centro para que caminhões de prestadores de serviço da montadora - que já costumavam estacionar no local ignorando a sinalização - possam fazer a parada e entrar na fábrica sem prejudicar a fluidez do trânsito. O problema é uma reclamação histórica dos moradores do entorno.

O município será o principal financiador da obra de alargamento da via, porém, só divulgará o custo total após a finalização do projeto. Dezesseis árvores já foram cortadas pela Prefeitura e mais três estão na rota da intervenção, que vai da Rua Luís Gama à Rua José Paolone. Pavimentação da via, sinalização, calçamento, sarjetas e iluminação pública serão executados pela própria da administração.

A AES Eletropaulo cedeu terreno paralelo ao trecho com dois metros de largura. A companhia já instalou postes no lado esquerdo, sentido Centro, que vão abrigar a rede de eletricidade. A medida libera espaço para a obra.

Responsável pelos engarrafamentos e principal beneficiada com a obra, a GM ficará incumbida, apenas, de fazer a compensação ambiental e transferir a posse de pequeno espaço em que está construída a cerca de arame que delimita o terreno da montadora. As 19 árvores que serão arrancadas da João Pessoa não são espécies nativas, mas exóticas, segundo o Paço. Esses cortes serão compensados com o plantio de 100 mudas dispostas em locais não revelados.

DENÚNCIA

O presidente municipal do PEN (Partido Ecológico Nacional), o ex-vereador Gilberto Costa, informou que a legenda entrará com representação no MP (Ministério Público) por considerar o corte das 19 árvores crime ambiental.

"Quando um munícipe precisa de poda de árvore ou transposição de árvore é exigido a abertura de processo que é extremamente burocrático e demora muito. Mas quando é para beneficiar uma empresa eles chegam aqui e cortam tudo?", questionou.

Costa atacou os secretários de Serviços Urbanos, Dorival Fernandes, responsável pela execução dos cortes, e de Meio Ambiente, Horácio Pires, que fiscaliza danos às áreas verdes. "O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) tem que tomar providências. Eles (os secretários) deceparam as árvores e nós não vamos admitir esse tipo de conduta."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;