Economia Titulo
Distribuidoras de gás são acusadas de formação de cartel no PA
Da Agência Brasil
17/03/2005 | 17:44
Compartilhar notícia


Denúncias de formação de cartel levaram a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda) a encaminhar nesta quinta-feira, ao Ministério da Justiça, representação sugerindo a abertura de processo administrativo contra as três distribuidoras majoritárias de GLP (gás liquefeito de petróleo) que atendem ao Estado do Pará.

O secretário de Acompanhamento Econômico, Hélcio Tokeshiu, disse que a Seae teve apoio de agentes do mercado que se queixaram de acordos de preços na distribuição do produto, fixação de preço ao consumidor final e imposição de acordos de exclusividade. Os revendedores fomentavam também a revenda clandestina como forma de controle dos revendedores, segundo as investigações, que tiveram com a participação do Ministério Público Estadual.

Esses fatos foram registrados em 2004 e podem resultar em multa de 1% a 30% sobre o faturamento das empresas caso a SDE (Secretaria de Direito Econômico) constate as irregularidades.

A distribuição de GLP no Pará é feita pelas empresas Tropigás, Minasgás e Paragás, que respondem por quase 100% do atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;