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General Motors retoma segunda-feira as 45h semanais
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
02/10/2005 | 07:59
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A General Motors retoma nesta segunda-feira a jornada de 45 horas semanais na fábrica de São Caetano com o objetivo de ampliar a produção de veículos em razão da terceira geração do Vectra, que chega ao mercado brasileiro ainda na próxima semana. O modelo é o principal lançamento da montadora neste ano, dentro da estratégia de recuperar posições de participação no mercado interno de automóveis.

A medida entra em vigor dois dias antes da apresentação oficial do veículo, prevista para ocorrer entre quarta e sexta-feira, em Brasília. Depois disso, a companhia passa a entregar as unidades do modelo às suas concessionárias.

Para voltar com a jornada de 45 horas, a empresa promoveu uma parada das atividades na sexta-feira passada, motivada pela necessidade de adequações na linha de produção da unidade e desta forma receber uma carga maior de produção com a mudança. A montagem em larga escala do novo Vectra começou na semana passada.

A partir de agora, a tendência é a produção aumentar gradativamente até dezembro, quando a meta da montadora será fabricar 4 mil carros por mês do novo Vectra. A previsão é que até este mês a produção por hora do modelo atinja 15 unidades. Na quinta-feira passada, o total montado era de dois carros a cada hora. Além do modelo, a fábrica de São Caetano também fabrica o Astra, o Corsa Hatch e Sedan, além do Classic.

Estratégia - O retorno da jornada de 45 horas semanais também faz parte da estratégia da GM de apostar todas as fichas no seu principal lançamento do ano para recuperar faturamento, abalado com a queda do desempenho das exportações por conta do recuo do câmbio. Para de adaptar a esse cenário, a montadora havia reduzido em junho a jornada para 40 horas por semana.

O lançamento do novo Vectra faz parte das comemorações dos 80 anos da montadora no país e foi anunciado em março deste ano pelo presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, em visita à região. Foram investidos R$ 650 milhões no novo veículo, desenvolvido pelo Centro de Engenharia do Brasil. A elaboração do projeto, denominado Elux, começou em 2004 com a contratação de 1,2 mil trabalhadores. Hoje, a fábrica conta com 8,9 mil funcionários.




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