Cultura & Lazer Titulo
Volkswagen lança projeto de olho no futuro do teatro
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
16/03/2003 | 18:23
Compartilhar notícia


A Volkswagen lança nesta segunda-feira no Theatro Municipal de São Paulo o projeto Criação Teatral. A intenção da empresa é identificar novos talentos em grupos amadores do Brasil e investir em sua formação por meio de oficinas e cursos de aperfeiçoamento ministrados por nomes reconhecidos do teatro.

O lançamento será às 21h para convidados, com uma leitura dramática de Fausto, do alemão Johann Wolfgang Von Goethe, texto interpretado por Raul Cortez, Ester Góes e Antônio Abujamra, com direção deste. A mestre de cerimônias do evento será a veterana atriz Tônia Carrero e haverá apresentação de uma ária da ópera Fausto interpretada pela soprano Rosana Lamosa. Abujamra é o curador nacional do projeto.

As inscrições para o Criação Teatral Volkswagen serão gratuitas, em âmbito nacional e estarão abertas de amanhã a 30 de abril. Podem ser feitas pela internet (www.criacaoteatralvolkswagen.com.br) ou pela Caixa Postal 19.234, CEP 04505-970, São Paulo-SP. Poderão participar grupos com no mínimo dois e no máximo cinco atores com idade acima de 16 anos. Será permitida ainda a inscrição de um diretor no grupo, desde que o mesmo não atue como ator.

Todos os classificados terão de interpretar o mesmo texto, uma adaptação de dez minutos de A Cantora Careca, de Eugène Ionesco. O texto foi escolhido e adaptado por Abujamra. Ator e diretor teatral com 71 anos, 53 deles de profissão, começou sua carreira de diretor premiado em um festival de teatro amador em Recife e usou o prêmio para viajar para a Europa.

As inscrições serão direcionadas para as sedes das quatro áreas geográficas do projeto – Curitiba, Salvador, Rio e São Paulo. A divisão foi estabelecida pela Dançar Marketing e Comunicações, idealizadora e coordenadora geral. Em cada etapa serão pré-classificados 20 grupos, dos quais nove estarão selecionados para as apresentações locais de A Cantora Careca. Em cada sede sairá um grupo vitorioso.

Entre setembro e outubro, esses quatro grupos participarão de oficinas teatrais com aulas na cidade de origem de cada um. A etapa final acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo, com a encenação dos grupos do texto da classificação. O vencedor será definido por um júri formado por diretores artísticos e convidados especiais na primeira quinzena de dezembro.

O prêmio será R$ 50 mil – R$ 30 mil como patrocínio para o grupo montar a peça completa e R$ 20 mil para sua apresentação no Theatro Municipal em 2004, na abertura da próxima edição do Criação Teatral Volkswagen. A empresa espera envolver cerca de 500 grupos e disponibiliza R$ 1,5 milhão para que o projeto se transforme em uma chancela de qualidade e referência em âmbito nacional.

“A Volkswagen sempre patrocinou nomes conhecidos no teatro, cinema, música, literatura e artes plásticas e estamos voltando nossas baterias para a identificação do talento teatral. Ao longo do tempo, queremos que esses grupos vejam o projeto como um meio de ganhar reconhecimento”, afirma Junia Nogueira de Sá, diretora de assuntos corporativos da empresa.

Para ela, o melhor prêmio do projeto será o aprendizado que esses grupos receberão: “Só identificar talentos não resolve. Queremos democratizar o acesso a informação teatral para esses grupos que terão uma condição de formação que não teriam sem o projeto, uma universidade concentrada de teatro, um choque de informações”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;