Internacional Titulo
Civil assume Ministério de Defesa da Indonésia
Do Diário do Grande ABC
26/10/1999 | 08:32
Compartilhar notícia


O presidente Abdurrahman Wahid formou um gabinete integrado por novas figuras e, pela primeira vez na história da Indonésia, um civil assumiu o Ministério da Defesa. O presidente Wahid, entretanto, destacou que nao se trata de uma ``degradaçao' do Exército e que o nome do titular civil, Juwono Sudarsono, um universitário ligado aos militares, havia sido proposto pelo próprio general Wiranto, que foi ministro de Defesa e comandante-em-chefe das forças armadas no anterior gabinete do presidente Yusuf Habibie.

A vice-presidente, Megawati Soekarnoputri, comunicou ao vivo, na presença de Wahid, a lista dos 35 ministros, dos quais somente dois pertenciam ao gabinete atual do ex-presidente Habibie.

O general Wiranto foi nomeado ministro coordenador da Segurança e de Assuntos Políticos, deixando assim a pasta de Defesa e o comando-em-chefe das forças armadas.

É a primeira vez na história da Indonésia, que o Ministério da Defesa é atribuído a um civil. Sudarsono foi diretor do instituto de formaçao militar dos altos comandos do Exército indonésio. No mês passado, durante uma visita a Jacarta, o secretário norte-americano de Defesa, William Cohen, havia destacado com insistência que os militares indonésios deveriam ser colocados sob controle dos civis. Desde entao, Washington tem reafirmado a necessidade de subordinar o exército ao poder civil, dando a entender que os avanços neste setor, constituiriam uma maneira de julgar se as relaçoes entre a Indonésia e a comunidade internacional podem melhorar.

Outra novidade na história da Indonésia, o cargo de comandante-em-chefe das forças armadas será dado a um homem da Marinha, o almirante Widodo DS, e nao a um general do Exército, como acontecia até entao. Ali Alatas, veterano da diplomacia indonésia, é conhecido por ser um homem linha dura ligado aos militares. Ali perdeu a pasta das Relaçoes Exteriores, entregue a Alwi Shihab, velho amigo do presidente Wahib.

Um economista ligado à vice-presidente Megawati Sukarnoputri, Kwiek Kian Gie, foi nomeado ministro coordenador da Economia e das Finanças. Bambang Sudibyo, professor de economia na universidade Gajah Mada, foi nomeado ministro de Finanças. A pasta de Comércio e Indústria foi concedida ao empresário Yusuf Kalla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;