D+ Titulo
Minha avó já dizia
Por Raquel de Medeiros
07/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Quem é que nunca ouviu aqueles preciosos conselhos dos avós: "está com o estômago ruim? Tome um chazinho!", "está sonolento? O café ajuda a acordar!", entre outras dicas. Para desmistificar de vez estas afirmações, o médico Paulo Eiró Golsalves lançou o livro O que é bom saber - Sobre alimentos, exercícios, medicamentos naturais e terapias alternativas que previnem e curam doenças (MG Editores, 160 páginas, R$ 33,40).

A babosa, cientificamente chamada de aloe vera, sempre foi bastante usada para tratar inflamações, queimaduras e outros problemas de pele. O médico diz que as pessoas que usam a planta para fortalecer o cabelo têm toda a razão. "A babosa combate a queda e ainda dá mais brilho", afirma o autor do livro.

Para isso, deve-se retirar a polpa das folhas com auxílio de uma faca, colocá-la em um copo com água fervente e abafar por 15 minutos. Depois de coar, pode-se aplicar no couro cabeludo, previamente lavado.

No caso de machucados que provocam hematomas, geralmente pais ou avós orientam colocar gelo sobre a ferida. Assim a pele não fica com o aspecto arroxeado da batida. Será que este conselho está correto? Segundo o médico, eles sabem o que estão falando. O frio tem a propriedade de contrair os vasos sangüíneos, reduzindo o fluxo. "Graças a essa ação, pode ser empregado no combate às contusões, diminuindo a sensibilidade dos nervos locais", afirma. Também pode ser usado com sucesso garantido em hemorragias cutâneas e nasais.

Quando o sono vem em momentos impróprios, como no trabalho ou durante uma aula monótona, nos aconselham: "tome um café para acordar". E não é que a idéia tem fundamento? "Ao consumo do café são atribuídos muitos benefícios, como aumento da concentração, da memória e rapidez de raciocínio", explica o autor do livro. Mas a bebida tem de ser consumida com equilíbrio: não mais de quatro xícaras por dia, porque pode ser prejudicial.

ALIMENTOS - E quem nunca ingeriu uma colher de mel para aliviar a tosse? As mães são as primeiras a tomar essa providência, pensando na saúde dos filhos. Mais uma vez estão corretas. Além de ter um elevado valor nutritivo, ainda é indicado para tratar o problema. Neste caso, o médico orienta a seguinte receita: cortar uma beterraba crua ou abacaxi em rodelas finas e cobrir com mel. Acrescentar extrato de própolis (de dez a cem gotas dependendo da idade da pessoa) e deixar à noite ao relento, protegido por um pano de cozinha, para evitar a entrada de insetos. No dia seguinte, deve-se tomar colheradas do líquido formado.

No livro, Paulo Eiró também revela os benefícios de uma boa alimentação e como fazê-la. A mastigação, por exemplo, pode auxiliar até na manutenção do peso, já que as pessoas que mastigam bem os alimentos se satisfazem com menores quantidades de comida. "Evitando assim a sobrecarga digestiva e o ganho excessivo de peso", afirma.

O chá é excelente para o organismo, principalmente se as flores ou folhas utilizadas forem frescas. A bebida tem poder digestivo e tônico. Além disso, pode ajudar a tratar e prevenir alguns tipos de câncer.

Por isso, da próxima vez que os ‘mais velhos' derem conselhos, fique atento! Eles podem estar com toda a razão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;