Setecidades Titulo Memória
A voz do prefeito Carvalho Sobrinho

Durante dois anos nós o procuramos para falar sobre o período em que permaneceu em Santo André, de 17 de outubro de 1940 a 12 de março de 1947. Finalmente, ele nos recebeu...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


ESTADO NOVO
No longo depoimento que gravamos para a antiga Sala São Bernardo em 26 de outubro de 1986, Carvalho Sobrinho lembrou com saudades dos amigos que deixou na região e tornou público um único ressentimento, contra o extinto semanário O Imparcial, que circulava na região e que fechou no período do Estado Novo.

Ao ser entrevistado, José de Carvalho Sobrinho estava mais interessado em falar da sua poesia. E de versos como os seguintes, redigidos em dezembro de 1985: “Em meus olhos renascem dia a dia imagens que ficaram no passado, as alegres nas asas da alegria, e as tristes prisioneiras do pecado...”

A aproximação dos Flaquer e Franco.
‘Eu fechei O Imparcial’.
A greve dos pneumáticos.


191 –
Na entrevista, o ex-prefeito disse que lembrava todos os dias de Santo André. Nem teria como esquecer. Ao chegar ao seu cartório, a poucos metros da Praça da Sé, Carvalho Sobrinho deparava com sua mesa de trabalho, que ele ganhou da Rhodia justamente quando estava à frente da Prefeitura andreense.
192 – Uma coisa boa do seu governo em Santo André: a aproximação entre os Flaquer e os Franco. Estas duas famílias antigas de Santo André foram adversárias políticas durante décadas e se revezavam no poder local. A mulher de Carvalho sobrinho, Ana Izabel, era aparentada dos Flaquer e isso possibilitou a política de aproximação.
193 – Sobre a briga com o jornal O Imparcial, uma confissão: “O jornal era de um português – o jornalista João Domingues Tavares –, que não respeitava ninguém. Ele começou a se exceder e eu fui ao Rio e fechei o jornal”.
194 – Uma obra como prefeito de Santo André: a ampliação do serviço de água: “Em 1940 existia no município apenas uma adutora muito pequena, foi preciso ampliar a rede”.
195 – Sobre os movimentos sociais: “No meu tempo de prefeito houve greve nas companhias de pneus de Santo André. Deflagrada de repente, teve uma repercussão muito grande. Santo André já era um grande complexo industrial”.
196 – Memória foi conferir nos escritos do médico e historiador Octaviano Gaiarsa passagens do tempo de Carvalho Sobrinho prefeito de Santo André.
197 – Escreve Gaiarsa no livro clássico A Cidade que Dormiu Três Séculos, de 1968: “O São Bernardo publicou pela primeira vez a foto de Carvalho Sobrinho, com comentários elogiosos à sua figura”.
198 – As críticas vinham de jornais como O Observador, que em 1º de março de 1942 lascava: “Não compreendemos como haja tanta falta de melhoramentos num município que rende 5 milhões. Não há calçamento nas principais vias públicas, as escolas são as mesmas do ano passado (...) Deveria o município apresentar melhor aspecto aos visitantes e melhores condições aos seus habitantes”.
199 – As críticas mais contundentes, porém, partiam mesmo de O Imparcial, que, fechado pelo interventor, ressurgiu em novembro de 1945 (com o fim do Estado Novo), publicando a seguinte manchete quando da exoneração, a pedido, de Carvalho Sobrinho, em 1947: “Enfim, a tempestade passou”.
200 – O certo é que, como diz Gaiarsa, referindo-se a Carvalho Sobrinho, os ressentimentos partiam de pequena parte da população e eram ventilados pela imprensa sem grandes repercussões. 

Diário há meio século

Quarta-feira, 9 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1405

Manchete – A embaixada da Suíça informava não ter uma mensagem autêntica dos autores do sequestro do embaixador Giovanni Bucher, no Rio de Janeiro.

São Paulo – Moradores das vilas Elba e Beatriz, e do Jardim Santa Madalena, todos de São Paulo, na divisa com Santo André, recorrem ao Diário do Grande ABC e reivindicam água encanada, esgoto, iluminação e asfalto.

Diadema – Isaac Filho assumia a presidência da Associação Recreativa e Social dos Servidores Municipais.

Voleibol Feminino – Juventus sagrou-se campeão do I Torneiro disputado em Santo André; Primeiro de Maio ficou em segundo; Rhodia Valisère em terceiro.

Em 9 de dezembro de...

1915 – Estavam bastante adiantados os trabalhos da grande avenida que ligaria Santo André ao Ipiranga e que era construída por iniciativa da Companhia Melhoramentos de São Caetano.

Nota – Abria-se a atual Avenida Presidente Wilson, que já foi nome da Avenida Dom Pedro II, em Santo André, e de trecho da Avenida Goiás, em São Caetano.

1920 – O presidente (hoje seria governador) Washington Luís promulga a Lei 2.750, que autoriza a reforma do ensino no Estado de São Paulo. 

O São Caetano EC treina em São Paulo, no bairro do Cambuci, frente ao clube Independência local.

1955 – Têm início os ensaios das cenas finais do filme Curuçu, nos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo.

É a primeira fita norte-americana inteiramente realizada no Brasil.

Técnicos e atores dos Estados Unidos estão hospedados no Hotel Jaraguá, em São Paulo, e virão a São Bernardo pelos próximos 12 dias para as filmagens.

O filme baseia-se numa lenda brasileira.

Hoje

Dia Nacional do Fonoaudiólogo

Dia Internacional contra a Corrupção

Santos do Dia

João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo.

Gorgônia

Leocádia. Padroeira de Toledo, cidade espanhola.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;