Nacional Titulo
Epidemiologista do RJ alerta para perigo do Ecoturismo
Do Diário do Grande ABC
13/01/2000 | 11:55
Compartilhar notícia


A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Mari Baran, disse nesta quinta-feira, durante entrevista, que no Brasil, as regioes mais prováveis para se contrair a febre amarela sao Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, parte do Maranhao e Triângulo Mineiro. A médica alertou sobre o perigo do Ecoturismo, porque as pessoas entram dentro da mata, que sao o habitat do mosquito (hemagogo). Ela explicou que o mosquito transmite a doença para os animais silvestres, mas quando o homem penetra na selva é picado pelo mesmo mosquito.

Quanto à febre amarela urbana, ela destacou que desde 1942, nao há indícios da doença, nao só no Brasil, como em toda a América Latina, mas que existe a preocupaçao quanto ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, porque as pessoas que chegam de outras áreas podem trazer a febre amarela silvestre e transmitir por este mosquito. Ela alertou ainda que aqueles que forem viajar para áreas de possíveis contágios devem ser vacinados com pelo menos dez dias de antecedência, para que o organismo crie anticorpos.

Segundo Mari Baran, as pessoas infectadas com a doença, que é virótica, sentem dor no corpo, dor de cabeça, febre alta, náuseas e vômitos (como a dengue), podem apresentar icterícia e até mesmo um comprometimento renal, já que o vírus compromete primeiro o fígado, podendo atingir os rins. ' A pessoa apresenta uma insuficiência renal, urina pouco até nao urinar mais'. Ela disse que a doença também causa problemas na coagulaçao do sangue e a pessoa passa a ter hemorragias. A epidemiologista disse ainda que a febre amarela pode evoluir com morte entre 20% a 50% dos casos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;