Economia Titulo
Acordo da Opep será prorrogado
Do Diário do Grande ABC
27/01/2000 | 13:02
Compartilhar notícia


A Organizaçao dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordou em prorrogar o acordo para corte da produçao da commodity, previsto inicialmente para acabar no final de março, segundo uma matéria publicada na imprensa venezuelana citando o vice-ministro para assuntos internacionais do país, Jorge Valero. "Após uma série de consultas entre as naçoes que fazem parte da OPEP e o comitê de monitoramento da instituiçao, nós atingimos um acordo que será oficializado no dia 27 de março, em Viena", disse Valero.

O vice-ministro venezuelano, que chefia o comitê preparativo para a reuniao da OPEP, em setembro, em Caracas, reiterou que a Venezuela nao pedirá para ter uma cota maior de produçao de petróleo com o objetivo de levantar recursos para ajudar na reconstruçao do país, afetado por fortes chuvas em dezembro do ano passado. "Nao haverá nenhuma exceçao ao acordo assinado m março do ano passado", disse. "O governo venezuelano nao pedirá um tratamento preferencial por causa de uma emergência", afirmou Valero.

Na International Petroleum Exchange (IPE), os contratos futuros do petróleo estavam em baixa, com os traders creditando a queda à realizaçao dos lucro. Traders que atuam em Londres afirmaram que o mercado estava nervoso com os rumores, segundo os quais o governo norte-americano estaria preparando uma açao para aliviar os preços do petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;