Cultura & Lazer Titulo Literatura
Escritor de Diadema lança seu primeiro romance

Alexandre Ribeiro conta em publicação o dia a dia de um garoto de periferia

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
07/03/2019 | 07:08
Compartilhar notícia
Lucas Sampaio/Divulgação


Quem utiliza de transporte público diariamente já está acostumado a ver, vez por outra no ponto de ônibus, veículos que passam com os dizeres ‘reservado’ no letreiro. E foi um destes veículos que aguçou a curiosidade do jovem João Victor, personagem do livro Reservado (Miudezas, R$ 20), do escritor de Diadema Alexandre Ribeiro, 20 anos.

Com ilustrações de Gabriel Jardim, a publicação – que terá seu segundo lançamento este sábado, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 59), às 17h –, mostra como um garoto tímido da periferia, criativo, leitor voraz e muito observador, vê seu destino mudar ao decidir se aventurar no veículo com os tais dizeres.

“Quando ele entra neste ônibus a vida muda completamente, o seu destino passa por uma viagem mirabolante. Vamos mostrar o que está ‘reservado’ para o futuro deste menino, lembrando que é favelado, que sofre vários preconceitos e como ele vai conseguir driblar isso, as amarras sociais, tudo que está impregnado”, explica Ribeiro, que conseguiu colocar este projeto ‘nas ruas’ porque foi selecionado pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

Trata-se, ressalta, de uma história ficcional, mas que é pautada na realidade. “Contém histórias reais, mas com 90% de invenção, como dizia (o poeta) Manoel de Barros. Com essas invenções vou expondo algumas coisas que vivi, que meus amigos passaram, mas sempre me pautando na realidade de um jovem da periferia de São Paulo”, acrescenta o autor.

O livro, que tem uma linguagem que conversa com os jovens, passa por diversas temáticas, desde desigualdade social até racismo, violência contra a mulher, abuso sexual e violência policial. Elementos como o hip hop, o rap e o funk também permeiam a história.

A ideia principal do projeto é democratizar a literatura e mostrar para os jovens que é possível escrever a própria história. “Ele tem também um glossário para gírias, além de explicação de expressões e palavras complexas, o que ajudará a trazer novos leitores e, para quem não tem hábito de ler, consiga se sentir confortável”, finaliza o escritor, que no ano passado lançou o seu livro de poesias, Inflorescência. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;