Nacional Titulo
Estudantes vão às ruas pedir passe livre e protestar contra tarifas
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/03/2006 | 11:17
Compartilhar notícia


Mais de 150 mil estudantes devem ir às ruas nesta terça-feira para pedir passe livre e protestar contra o aumento das tarifas de ônibus. As manifestações ocorrerão em 40 cidades. Eles alegam que o preço das passagens é um dos principais motivos da evasão escolar.

"A gente vê isso no dia-a-dia, muita gente sair ou ameaçar sair da escola por causa da falta de dinheiro. Há dados que dizem que 40% da evasão escolar nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte são por conta da falta de dinheiro para chegar à escola", afirmou o presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Thiago Franco.

Belo Horizonte e Curitiba são as duas únicas capitais brasileiras onde os estudantes não têm nenhum tipo de desconto nas passagens. Em Cuiabá e Rio de Janeiro, os estudantes uniformizados já têm passe livre. Em Brasília, pagam um terço da passagem e nas demais capitais, metade do preço.

Todos os anos, 6,8% dos estudantes do ensino fundamental e 7,7% do ensino médio deixam de estudar, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do Ministério da Educação. Segundo assessoria, o MEC ainda não tem uma pesquisa que revele as causas da evasão escolar.

Santo André – Cerca de 100 estudantes realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira na região do Paço Municipal de Santo André. Com bandeiras da Ubes e da UNE (União Nacional dos Estudantes), os jovens tocam tambores e alguns trazem narizes de palhaço. A manifestação é escoltada por viaturas da Ronda Escolar da Polícia Militar e chega a atrapalhar o trânsito em alguns momentos.

Capital – Em São Paulo, cerca de mil estudantes secundaristas estão reunidos no vão livre do Masp, na avenida Paulista. Eles devem seguir em passeata pela rua da Consolação, até a Praça da República.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;