Memória Titulo
As surpresas da greve de 1979 no Grande ABC

Na segunda semana da greve geral dos metalúrgicos do Grande ABC, em março de 1979, alguns fatos surpreenderam positiva e negativamente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Na segunda semana da greve geral dos metalúrgicos do Grande ABC, em março de 1979, alguns fatos surpreenderam positiva e negativamente. Dois deles: a Igreja posicionou-se claramente ao lado dos trabalhadores; o prefeito de Santo André, sindicalista forjado entre os bancários, negou o uso do Parque Duque de Caxias para as assembleias dos metalúrgicos. A ex-chácara da GE, quem diria, modificaria o nome, anos depois, para Parque Celso Daniel.
Nono dia, 20 de março, terça-feira.

Benedito Marcilio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, vai à Brasília. Avista-se com o ministro do Trabalho. E traz a notícia que vira manchete: é intenção do governo intervir nos sindicatos do Grande ABC.

De madrugada, o bispo diocesano de Santo André, dom Cláudio Hummes, vai à porta da Volkswagen. As notícias que tinha é que haveria embate entre policiais e piqueteiros. A polícia garante o ingresso dos poucos trabalhadores que não aderiram à greve.

À tarde, no Estádio da Vila Euclides novamente lotado - fala-se em 80 mil trabalhadores presentes - a greve é mantida.

NOTÍCIA
"O ponto marcante da assembleia de ontem foi quando a esposa de um metalúrgico subiu ao palanque - onde também se encontrava o bispo dom Cláudio - e após ler uma carta de solidariedade redigida por ela mesma, conseguiu com que os milhares de metalúrgicos presentes ao estádio rezassem o Pai-Nosso de mãos dadas para cima".

VOLKSWAGEN
A empresa informa que pouco mais de 12 mil trabalhadores, ou 10% do seu quadro, retornaram ao trabalho e que 120 ônibus que transportavam operários foram interceptados e esvaziados.

PRIMEIRO PLANO
Comentário do jornalista Hermano Pini Filho, que usava o pseudônimo Júlio Pinheiro: "Que todos prestem atenção no episódio incomum de união (dos trabalhadores), coisa impossível de imaginar-se há poucos anos: hoje é realidade".

Décimo dia, 21 de março, quarta-feira.
Ministro Macedo vem a São Paulo. Reúne-se com empresários e lideranças sindicais. Aceita mediar o movimento dos metalúrgicos. Tenta a conciliação.

Duas assembleias são realizadas no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano. A greve é mantida. As atenções voltam-se para São Paulo e para o encontro das partes com Murilo Macedo - uma reunião que vara a madrugada.

Em Santo André as críticas voltam-se contra o prefeito Lincoln Grillo, que não atende ao pedido dos metalúrgicos para a realização de assembleia no Parque Duque de Caxias. Pressionado, o prefeito autoriza as assembleias para o Estádio Jaçatuba. Os metalúrgicos não aceitam o novo lugar. Mantém as reuniões no próprio sindicato e na Catedral do Carmo.

Em São Bernardo e São Caetano os prefeitos Tito Costa e Raimundo da Cunha Leite cedem som e autorizam o uso do estádio de Vila Euclides e Ginásio Lauro Gomes.

Irrompe a greve dos motoristas, cobradores e fiscais do Grande ABC.
Décimo primeiro dia, 22 de março, quinta-feira.

Murilo Macedo, de retorno a Brasília, afirma que voltará a negociar. No Estádio da Vila Euclides lotado, Lula prepara grevistas para possível cassação: "A greve continua com Lula ou sem Lula, com diretoria ou sem diretoria. Tenham a consciência de que somente unidos do jeito que estamos sairemos vitoriosos dessa luta".

Em São Caetano, João Lins Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, encaminha votação pelo fim da greve, depois de receber um telefonema de que a intervenção ocorrera em Santo André e São Bernardo. Era boato.

Em São Paulo, Theobaldo di Nigris, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), admitia uma pequena defasagem nos salários dos operários da Grande São Paulo em relação às demais cidades do interior.

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
FEI, Metodista e Medicina ABC - iniciam a coleta de fundos pelas ruas da região.

10º Congresso de História - Será realizada na próxima quarta-feira, dia 25, às 10h, no Consorcio Intermunicipal do Grande ABC, a primeira reunião de organização do 10º Congresso de História do Grande ABC.

Pauta: local do congresso, data da realização, tema, formação da comissão oficial e outros assuntos de interesse regional. Endereço do Consórcio: Avenida Ramiro Colleoni, nº 5, Centro, Santo André. A convocação é feita pela Fundação Pró-Memória de São Caetano. Outras informações: 4223-4780 ou presidencia@fpm.org.br

Domingo, 22 de março de 1959

Manchete - Em foco o Plano Diretor de Santo André. O professor Anhaia Mello, diretor da Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, proferiu palestra sobre o tema na Câmara Municipal

HOJE

Dia Mundial da Água.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 22 de março de 1979

Primeira página - Greve continua. Murilo Macedo tenta conciliação. Motoristas antecipam paralisação.

SANTOS DO DIA

Benvenuto, Catarina, Léia e Otaviano.

EM 22 DE MARÇO DE...

1954 - Fundada a Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;