Nacional Titulo
Serra lança Campanha Nacional de Cirurgias de Catarata
Do Diário do Grande ABC
08/05/1999 | 13:13
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, José Serra, lançou neste sábado, no Recife, a Campanha Nacional de Cirurgias de Catarata, que prevê a realizaçao de pelo menos 40 mil operaçoes em pacientes com mais de 50 anos em todo o país.

"Vamos eliminar todas as filas nessa área e atender até as pessoas que nao sabem que têm o problema", afirmou o ministro, no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, que é referência no Brasil. O ministério está investindo R$ 19 milhoes no mutirao que prossegue até julho e será repetido nos próximos quatro anos.

A campanha nao se restringirá à catarata, que é curável e responsável por metade dos casos de cegueira adquirida da populaçao. Até novembro, o Ministério da Saúde vai promover mutiroes para a realizaçao de 30 mil operaçoes de hérnia inguinal, 8 mil de varizes e 10 mil de próstata, com a aplicaçao de outros R$ 17 milhoes.

O ministro lembrou que todas essas cirurgias - incluindo as de catarata - sao eletivas, isto é, nao sao de urgência, mas observou que, no Brasil, o tempo que os pobres aguardam nas filas chega a ser "indecente".

Ele contou que a idéia da campanha foi inspirada num mutirao de cirurgias de catarata realizado pelo Hospital Federal do Rio, em 1998.

Pernambuco é o Estado contemplado com maior número de cirurgias de catarata - 5 mil - em relaçao à populaçao. Em números absolutos, Sao Paulo vem na frente com 7,5 mil. Segundo o ministro, "o papel de destaque de Pernambuco" na campanha deve-se à boa administraçao estadual e da capital na área da saúde e pela existência de um centro de referência no Estado. "Aqui, sabemos que os recursos serao bem utilizados", afirmou, ao lado do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Apenas três Estados começaram neste sábado mesmo a fazer as cirurgias de catarata - Pernambuco, Sao Paulo e Minas Gerais. Nos outros, foram realizadas triagens, com exames e consultas.

No Recife, o mutirao vai atender a 1 mil pacientes, funcionando apenas nos fins de semana. A triagem dos pacientes está sendo feito pelos agentes comunitários que identificam os casos nas comunidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;